Rio Preto: avenida terá velocidade máxima de 50 km/h

Redução visa dar mais segurança a motoristas, pedestres e motociclistas, além de garantir mais fluidez ao trânsito

Rio Preto: avenida terá velocidade máxima de 50 km/h - Ivan Feitosa/SMCS


Após estudos técnicos, a Secretaria de Trânsito e Transportes de São José do Rio Preto decidiu reduzir de 60 km/h para 50 km/h a velocidade máxima permitida em toda a extensão da avenida Potirendaba. O levantamento levou em conta a velocidade média já praticada pelos veículos, o índice de acidentes e as ocorrências de infração de trânsito mais comuns na via.


A mudança passa a valer na próxima segunda-feira, 19/2. A equipe de sinalização fará, ao longo desta semana, a substituição das placas que alertam para o limite de velocidade.

“Ficou comprovado, em várias cidades do Brasil e do mundo, que essa redução resulta na diminuição do número de acidentes com todos os níveis de gravidade. É uma decisão que preserva vidas”, comenta o secretário de Trânsito e Transportes de Rio Preto, Amaury Hernandes.

Reduções semelhantes foram adotadas em importantes vias de capitais brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza. Em Rio Preto, essa mesma redução já ocorreu – com resultados positivos – nas avenidas Romeu Strazzi, Cenobelino de Barros Serra, Avenida de Maio e Domingos Falavina.

Código de Trânsito Brasileiro

Atualmente, a legislação nacional prevê a velocidade máxima de 80 km/h em vias urbanas. Esse limite é tolerado apenas em vias de trânsito rápido – como a marginal Tietê. Já as demais vias urbanas têm previsão de, no máximo, 60 km/h, podendo ser alteradas para valores menores, como 50km/h, 40 km/h ou até 20 km/h onde houver grande circulação de pedestres.

No Congresso

Tramita no Congresso Nacional proposta de alteração o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para reduzir a máxima permitida em áreas urbanas de todo o país para 50 km/h. O projeto de iniciativa popular foi proposto inicialmente por meio da campanha Vias Seguras, promovida pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) em parceria com o Global Road Safety Partnership (GRSP) – entidade internacional que trata de segurança rodoviária.