Rio Preto corre risco de ter nova epidemia de dengue, afirma Secretaria de Saúde

Foram quase 20 mil casos positivos da doença registrados em 2022

Rio Preto corre risco de ter nova epidemia de dengue, afirma Secretaria de Saúde  - Reprodução/ SBT Interior


São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, corre risco de ter uma nova epidemia de dengue. A informação é da Secretaria de Saúde.


Em 2022 foram confirmados 19,7 mil casos da doença. Apesar do número ser menor do que em 2021 – 21.261 positivados -, a pasta faz um alerta sobre o mês de janeiro, considerado o período sazonal da transmissão do vírus, que ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti.

“A dengue é uma preocupação da cidade por ser hiperendêmica, já tivemos contaminações dos quatro sorotipos e corremos o risco sim de uma epidemia pelo sorotipo 1 no primeiro semestre. Mas estamos com o número de casos esperado para época”, afirmou a gerente da Vigilância Epidemiológica, Andréia Negri.

A pasta estima que metade da população rio-pretense já tenha tido contato com o vírus de sorotipo 1. 

“Para que os casos não aumentem, é preciso que a população continue cuidando de suas casas, terrenos baldios e se mobilizando para eliminar qualquer ponto onde exista criadouros do mosquito. A principal arma é eliminar os criadouros para que não tenham larvas”, explicou Andréia.

No ano passado, sete pessoas perderam a vida para a dengue no município.

Para controlar a transmissão, os agentes de saúde reforçaram as visitações nas residências aos sábados, em algumas regiões da cidade.

“É o período de férias e as pessoas estão mais em casa. Então, é uma oportunidade de diminuir as pendências e eliminar a maior quantidade de criadouros. Os agentes têm um olhar 'clínico' e identificam focos de dengue em locais em que os moradores nem suspeitam. Temos também a nebulização nos bairros. Agindo dessa forma, com o apoio da população, conseguimos ter um ano endêmico e não epidêmico”, concluiu a gerente.