COMPETIÇÃO
Rio Preto está pronta para sediar a fase final estadual dos Jogos da Melhor Idade
As disputadas serão de 3 a 9 de setembro; a abertura ocorre no dia 5, no Teatro Paulo Moura
Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto, está realizando uma verdadeira força-tarefa para a sediar a fase final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI). A cidade será a anfitriã dos atletas e das delegações que compõem as cidades inscritas na edição número 25 da fase final estadual da competição poliesportiva que movimenta o Interior do Estado.
O evento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura é a principal competição esportiva voltada para a terceira idade. Os jogos serão de 3 a 9 de setembro, com 183 cidades participantes e 2,6 mil pessoas, entre atletas de comissão técnica, que irão disputar 14 categorias – atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.
“Desde 2021, Rio Preto faz parte do grupo de cidades certificadas como Amigas da Pessoa Idosa pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com este evento, a cidade reforça o compromisso de empreender esforços, oferecer serviços e estruturas físicas para ser cada vez mais receptiva às pessoas idosas, nossos munícipes e visitantes”, destacou o prefeito Edinho Araújo.
A cerimônia de abertura do evento será na quarta-feira, dia 5 de setembro, às 15h, no Teatro Paulo Moura, com entrada franca e presença de autoridades. Na ocasião, as delegações farão seus desfiles, haverá cerimonial, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica. Na sequência, será realizada a competição de coreografia, com a participação de 16 equipes finalistas.
“Rio Preto está otimista e feliz por realizar mais esse grande evento. Teremos 138 atletas representando a nossa cidade disputando o Jomi, em todas as categorias. Aproveito para agradecer a dedicação de todos que estão envolvidos para que possamos recepcionar bem os atletas participantes desta competição. Somente com o envolvimento de todos podemos garantir o sucesso dos Jomi em nossa cidade”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Fábio Marcondes.
Os atletas ficarão alojados em 25 escolas municipais, com refeições concentradas no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”. Já a equipe de arbitragem terá refeição servida na escola Francisco Felipe Caputo, no Distrito Industrial.
As competições serão realizadas em 13 locais, sendo 10 espaços públicos e três particulares. A competição é realizada no formato de uma olimpíada adaptada para idosos com 60 anos de idade ou mais, nas categorias masculino e feminino.
O evento conta com o apoio das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Educação, Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal e Saúde.