Rio Preto ganha segunda unidade de Centro de Atendimento à Mulher

De janeiro a junho de 2022, o CRAM realizou 5.010 atendimentos e 1.987 pessoas atendidas

Rio Preto ganha segunda unidade de Centro de Atendimento à Mulher  - Instagram @edinho.araujo


A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) inaugurou na segunda-feira (8), a segunda unidade do CRAM - Centro de Referência e Atendimento à Mulher, na rua Paulo de Faria, nº 3105, bairro Eldorado, localizado na zona norte da cidade.


É um departamento da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial e funciona em parceria com o Albergue Noturno (Organização da Sociedade Civil -OSC), por meio de Termo de Colaboração. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Agora são dois polos de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, sendo o primeiro na rua Bernardino de Campos, nº 4075 – Redentora, nas dependências da Secretaria da Mulher, com atendimento também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A criação de um CRAM na região norte da cidade é uma conquista nascida de carta-compromisso que o prefeito Edinho Araújo assinou, para descentralizar e atender bairros em que os índices apontam mais ocorrências de violência domestica, familiar e afetiva.

O CRAM tem como objetivo geral acolher, atender e acompanhar as mulheres e seus familiares de forma qualificada e interdisciplinar, objetivando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, na perspectiva da superação da situação de violência vivenciada e rompimento do ciclo de violência.

O público-alvo são as mulheres e seus familiares que se encontram em situação de violência doméstica, familiar e de gênero. É um espaço de acolhida, escuta e atendimento às mulheres com orientações, acompanhamento social, psicológico e jurídico, buscando o fortalecimento e protagonismo feminino e ao mesmo tempo romper o ciclo de violência. Lá, as mulheres são encaminhadas para uma rede de atendimento completo, abrindo-lhes as portas de um mundo novo e igualitário entre homens e mulheres.

A denúncia do agressor pode ser por telefone, celular, e-mail, por meio da polícia civil e militar, delação de vizinhos e até um X na palma da mão resolve, conforme a mais nova campanha contra a violência Sinal Vermelho, que tem resolvido muitos casos. Recentemente, numa cidade da região uma mulher em cárcere privado jogou um bilhete de socorro (escrito no verso de uma receita médica que era o único papel da casa) no quintal da vizinha e foi resgatada pela polícia minutos depois. O agressor continua na cadeia. A equipe do CRAM também faz visitas domiciliares para avaliar a vida da família. Tudo em benefício de um final feliz.

São serviços oferecidos pelo CRAM 1 e 2:

Atendimento por agendamento;

Atendimento em conjunto com a Defensoria Pública;

Acompanhamento psicossocial;

Acompanhamento jurídico (Rio Preto tem uma vara específica, a Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar, instalada em novembro de 2021;

Grupos reflexivos;

Avaliação para abrigamento.

A equipe interdisciplinar do CRAM é composta de coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, advogados, administrativos, auxiliar de limpeza e motorista.

De janeiro a junho de 2022, o CRAM realizou 5.010 atendimentos e 1.987 pessoas atendidas.