Rio Preto ganhará Arena Multiuso, unidade da Embrapa e centro de pecuária sustentável

Investimentos serão feitos pela Prefeitura de São José do Rio Preto, Ministério da Agricultura e Pecuária e governo de SP; Central de alimentos abrigará merenda e Banco de Alimentos

Rio Preto ganhará Arena Multiuso, unidade da Embrapa e centro de pecuária sustentável - Divulgação


A 60ª edição da EXPO Rio Preto foi aberta oficialmente no final da tarde da quarta-feira (27/9), no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, sendo marcada por importantes anúncios de investimentos no setor agropecuário e de abastecimento.


Uma iniciativa da Prefeitura de São José do Rio Preto, a Arena Multiuso, cuja construção foi anunciada pelo prefeito Edinho Araújo, ocupará uma área de quase 5 mil m² no Recinto de Exposições, sendo destinada para a realização de eventos agroempresariais, shows e feiras de negócios. Trata-se de uma arena em estrutura metálica totalmente coberta, com pista e medida oficial para competições equestres e capacidade para receber um público de 10 mil pessoas. O investimento é de R$ 9 milhões.

Segundo o prefeito, a Arena Multiuso abrigará, durante a semana, o Programa Municipal de Equoterapia, que oferece, desde 2020, tratamento gratuito para pessoas com deficiência com alguma sequela de acidente. “Com a Arena Multiuso, nosso Recinto de Exposição não será um dos melhores do estado de São Paulo, mas, sim, o melhor, e quiçá do Brasil”, enfatizou.

Durante a sua fala na abertura da 60ª EXPO Rio Preto, o secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Roberto Perosa, anunciou importantes projetos para benefício do agronegócio da cidade e região. Perosa anunciou a construção de uma unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em São José do Rio Preto e de um galpão para atender o Banco Municipal de Alimentos e a merenda escolar de Rio Preto, respondendo a uma solicitação apresentada pelo prefeito, o secretário de Agricultura, Pedro Pezzuto, e o deputado estadual Itamar Borges ao Ministério.




Além disso, também houve o lançamento do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais – Neutropec (CCD-IZ), pelo governo de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa de vanguarda que visa revolucionar o cenário da pecuária de corte em regiões tropicais. Sua missão é atingir a neutralidade de carbono no sistema de produção de bovinos de corte, harmonizando a sustentabilidade, a segurança alimentar e o bem-estar animal.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, do Instituto de Zootecnia e da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios). “Rio Preto é a casa do primeiro centro do Brasil e da América Latina voltado à pecuária sustentável. Nossa expectativa é realizar, no próximo ano, o nosso primeiro dia de campo nesse novo espaço”, destacou Renata Branco, pesquisadora do Instituto de Zootecnia.

Segundo ela, o setor de produção de bovinos de corte desempenha um papel fundamental no crescimento econômico do Brasil e no abastecimento do mercado mundial de carnes. Entretanto, é imperativo que se enfrentem desafios ambientais decorrentes de alta produtividade, em especial as emissões de gases de efeito estufa (GEE). “Nós temos uma parte técnica muito focada na pecuária sustentável. Nosso papel é disseminar as tecnologias que são feitas dentro do Instituto de Zootecnia, visando a reconciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental”, afirma Renata Branco, coordenadora e pesquisadora responsável do NeuTroPec.

A cerimônia de abertura da EXPO Rio Preto reuniu uma série de autoridades, entre elas Kelvin Kaiser, presidente da ACIRP, correalizadora da feira; Guilheme Piai, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Chiquinho Maturro, presidente do conselho da Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio); Enilson Ribeiro, diretor geral do Instituto de Zootecnia; e Ioná Arantes, gerente regional do Sebrae.

O primeiro turno da feira agropecuária segue até o próximo domingo (1/10), envolvendo exposição e julgamento de bovinos de raças zebuínas, leilão, atividades técnicas do Intertech Agro e atrações artísticas para toda a família. O horário de funcionamento é das 8h às 22h, com entrada e estacionamento gratuitos.

A EXPO Rio Preto 2023

A EXPO Rio Preto, maior feira pecuária do estado de São Paulo, chega a sua 60a edição, nos períodos de 27 de setembro a 1 de outubro e de 11 a 15 de outubro, sendo dividida em dois grandes turnos e cheia de novas atrações.

Além de tradicionais exposições e julgamentos de raças, leilões, feira de negócios e entretenimento para toda a família, a edição comemorativa vai sediar o inédito Intertech Agro. O evento vai receber mais de três mil animais entre bovinos, ovinos e equinos de diferentes estados e regiões e abrigar a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, a 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além de Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, julgamentos de raças e leilões de gado de corte, provas de cavalo Mangalarga e ovinos.

A EXPO Rio Preto é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

SERVIÇO

60ª EXPO Rio Preto

De 27 de setembro a 1 de outubro e de 11 a 15 de outubro

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto – R. Daniel Antônio de Freitas, 115 – Distrito Industrial – São José do Rio Preto

Entrada e estacionamento gratuitos

www.exporiopreto.com.br

www.intertechagro.com.br