Rio Preto: Semae aprova reajuste da tarifa de água e esgoto

Pela proposta aprovada, 81% dos consumidores terão reajuste abaixo da inflação

Rio Preto: Semae aprova reajuste da tarifa de água e esgoto - Divulgação


O Conselho Consultivo do Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto aprovou, na tarde de ontem, proposta de reajuste escalonado na tarifa de água e esgoto. A proposta será apresentada para o prefeito Edinho Araújo.


A nova tarifa, se aprovada pelo prefeito, passa a valer já em agosto. "O usuário que consome até 20 m3 por mês de água terá um reajuste de 8,05%. Esse índice fica abaixo do IPCA acumulado no período do último reajuste, em junho de 2019, que foi de 10,08%. Portanto, 81% dos usuários do Semae terão um reajuste abaixo do IPCA".

Segundo o gerente comercial do Semae, Leandro Freitas, pela proposta aprovada, apenas 5,5% dos usuários do Semae terão o reajuste acima do IPCA.

“Como o reajuste é escalonado, o usuário só terá um reajuste acima do IPCA caso o consumo seja acima de 34 m3 de água por mês”.

O usuário que consumir, por exemplo, na faixa acima de 100 m3/mês será atingido pelo maior índice de reajuste, que é de 20%. Freitas explica que as despesas do Semae aumentaram muito acima da inflação nos últimos dois anos. A energia elétrica, o maior insumo da autarquia, teve um reajuste de 2019 até este mês de 29,46%.