Rússia diz ter prendido oito pessoas na explosão de ponte da Crimeia

O presidente Vladimir Putin culpou a Ucrânia pela explosão, que ele chamou de "ataque terrorista"

Rússia diz ter prendido oito pessoas na explosão de ponte da Crimeia -


O serviço de inteligência da Rússia disse nesta quarta-feira, 12, ter prendido oito pessoas pela explosão da ponte da Crimeia, que aconteceu no último sábado, dia 8. Segundo o FSB, a explosão foi organizada por uma equipe de inteligência ligada ao Ministério da Defesa ucraniano - cinco deles russos e os outros ucranianos e armênios.


O presidente Vladimir Putin culpou a Ucrânia pela explosão, que ele chamou de "ataque terrorista", e retaliou o país com uma enxurrada de ataques de mísseis contra civis, matando mais de 20 pessoas.

Em um comunicado, o serviço de inteligência da Rússia detalhou que, supostamente, a bomba utilizada na explosão continha 22 toneladas de explosivos que foram enviados de um porto em Odessa, no sul da Ucrânia, em agosto. Os explosivos seguiram para o sul da Rússia, onde foram carregados em um caminhão que foi conduzido até a ponte e detonado, disse.

O FSB disse que o serviço de inteligência militar da Ucrânia planejou a explosão e atribuiu a responsabilidade do ataque ao comandante da agência, general Kyrylo Budano. O governo da Ucrânia, entretanto, não assumiu oficialmente a responsabilidade da explosão.

A única ponte que liga a Rússia à península ucraniana da Crimeia, foi anexada por Moscou em 2014 e inaugurada em 2018 por ordem do presidente Vladimir Putin. Considerada estratégica para os russos nos conflitos contra a Ucrânia, autoridades russas afirmam que o incidente na ponte ocorreu após uma bomba ser detonada dentro de um caminhão, incendiando sete tanques de um trem que transportava combustível.