Sabesp é destaque em feira internacional de inovação com o programa NovoRioPinheiros

O programa foi apresentado para uma plateia com representantes de diversas partes do mundo e serviu de exemplo de como é possível mudar para melhor a realidade do meio ambiente com comprometimento e eficiência

Sabesp é destaque em feira internacional de inovação com o programa NovoRioPinheiros  - Reprodução


Esta semana, a Sabesp marca mais uma página na história da gestão eficiente. O diretor de Gestão Coorporativa da Sabesp, Adriano Candido Stringhini, participou de um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, a SXSW 2022, em Austin, no Texas, estado americano. Com o programa NovoRioPinheiros, a Sabesp por seu representante, mostrou ao mundo como uma gestão eficiente pode mudar a vida de mihões de pessoas e de uma metrópole.


Com inovação, criatividade e soluções ambientais, o programa NovoRioPinheiros foi destaque durante a feira nos EUA. Adriano falou dos desafios e dos resultados alcançados na despoluição desse rio que é tão importante para mais de 20 milhões de pessoas. Ao lado de Adriano, o então representante da ONG American Rivers, Jenny Hoffner, canchelou o programa NovoRioPinheiros, para uma plateia com participantes de várias partes do mundo.

Sobre o Programa

O Novo Rio Pinheiros é um programa do Governo do Estado de São Paulo sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente com a meta de despoluir e revitalizar o rio Pinheiros.  A atuação ocorre em diversas frentes: expansão da coleta e tratamento de esgotos; desassoreamento e aprofundamento do rio; coleta e destinação dos resíduos sólidos; revitalização das margens, além de iniciativas voltadas à educação ambiental.

Em sua frente de atuação, a Sabesp busca reduzir o esgoto lançado nos afluentes do Pinheiros para melhorar a qualidade de suas águas e reintegrá-lo à vida da cidade. Com investimento de cerca de R$ 1,7 bilhão no programa, a Companhia, além de melhorar as condições do rio e afluentes, também está levando mais saúde e qualidade de vida a uma população de 3,3 milhões de pessoas na região da bacia do rio Pinheiros em São Paulo, em Embu das Artes e em Taboão da Serra. 

Desde o início das ações, em 2019, já foram conectados à rede de esgoto mais de 538 mil imóveis, número além da meta prevista de 533 mil imóveis, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas com saneamento – ou a população de uma cidade do porte de Campinas. 

Até o momento foram retirados 646.603 metros cúbicos de sedimentos por meio do desassoreamento. Já em relação aos resíduos sólidos, que  estão sendo retirados por meio de barcos, redes e boias, já foram removidas até agora 59.734 mil toneladas, entre garrafas pet, bicicletas, pneus, plásticos.

O programa tem ainda participação de Cetesb, EMAE, DAEE e da Prefeitura de São Paulo. Mais informações estão disponíveis pelo site novoriopinheiros.sp.gov.br

Além da revitalização, um outro aspecto importante é o olhar da população para o rio. Na ciclovia da Marginal Pinheiros,  mensalmente, mais de 200 mil ciclistas frequentam o local e muitas atividades são realizadas para integrar as pessoas pelo esporte, lazer e educação ambiental.

Nas obras de saneamento, as frentes de trabalho possuem um núcleo socioambiental para conscientizar as pessoas sobre o correto uso das instalações internas, evitando jogar lixo nos ralos, vasos sanitários, bem como nas ruas, córregos e rios.