Santa Casa de Birigui faz terceira captação de órgãos do ano; doador é jovem de 34 anos

O paciente foi internado na instituição no dia 9 de agosto e teve morte encefálica, apesar do esforço das equipes médicas

Santa Casa de Birigui faz terceira captação de órgãos do ano; doador é jovem de 34 anos - Divulgação/Santa Casa de Birigui


A Santa Casa de Birigui coordenou nesta terça-feira (22) a captação de rins e córneas de um jovem de 34 anos, que morava na cidade. Foi a terceira captação de órgãos realizada no hospital neste ano. O paciente foi internado na instituição no dia 9 de agosto com um quadro clínico grave.


Apesar de todos os esforços médicos com o objetivo de reverter o quadro de saúde, o paciente não reagiu ao tratamento intensivo. A morte encefálica foi confirmada no domingo (20) à noite, após o hospital cumprir criterioso protocolo envolvendo exames clínicos para essa finalidade.

Os familiares autorizaram a doação durante acolhimento feito pela OPO (Organização de Procura de Órgãos) do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Os órgãos captados foram disponibilizados à Central Nacional de Transplantes, que faz a indicação dos pacientes que aguardam na fila.

A captação foi realizada por uma equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto, com apoio de profissionais da Santa Casa de Birigui. O procedimento começou às 11h05 e foi concluído às 14h. Os rins e as córneas foram levados para São José do Rio Preto.

SEJA UM DOADOR

O coordenador da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Birigui, Márcio Roberto Teodoro, ressaltou a importância da conscientização da população para a doação de órgãos, que possui o objetivo de dar vida para outras pessoas.

“Mesmo diante da dor do luto, essa família teve a compaixão de dizer sim para a doação de órgãos, ajudando pessoas que precisam de um transplante”, afirmou. “Seja um doador, manifeste à família o seu desejo, pois somente os familiares podem dar essa autorização”, incentivou Teodoro.