Santa Sé demite padre de Novais após investigação por abuso sexual

O então agora ex-padre estava suspenso das atividades na Igreja Católica desde 2018, quando uma sindicância foi iniciada

Santa Sé demite padre de Novais após investigação por abuso sexual  - Divulgação


Após quase cinco anos de apuração interna, a Santa Sé (jurisdição eclesiástica da Igreja Católica em Roma) decidiu pela demissão do padre responsável pela paróquia Imaculada Conceição, localizada em Novais, no interior de São Paulo.


O agora então ex-padre foi investigado após uma denúncia de abuso sexual feita por uma ex-funcionária da paróquia. Na ocasião, ele teria abraçado a vítima e pedido um beijo a ela.

Segundo o documento da Diocese de Catanduva, assinado pelo bispo diocesano Dom Valdir Mamede, no qual o sbtinterior.com teve acesso, o ex-padre, que era membro da Diocese, foi demitido do estado clerical no dia 12 de janeiro de 2023.

“Em consequência desta medida canônica, também sua carteira de identificação sacerdotal (carteira de padre) perdeu a validade e o ex-sacerdote não tem mais a habilitação para desempenhar outras funções sacerdotais na Diocese de Catanduva e em qualquer outro lugar, nem em público, nem no privado.”

O documento informa ainda que todo padre “dispensado” ou “demitido” do ministério sacerdotal está impedido de usar vestes clericais ou de apresentar-se às pessoas como padre.

“O padre ‘dispensado’ ou ‘demitido’ do exercício do ministério, que pretendesse seguir desempenhando funções sacerdotais, incorreria em delito canônico grave e poderia vir a ser punido com justa pena canônica, não excluída a excomunhão.”

A sindicância que apurou o caso foi aberta em junho de 2018. Afastado, o padre estava morando com o irmão, em Pindorama (SP).