São José do Rio Preto recebe cinema movido a energia solar

Com apoio da Secretaria de Cultura, primeiro cinema solar itinerante no Brasil terá sessão, atividades e pipoca gratuitas no dia 17/3, às 18h, no ECO Santo Antônio

São José do Rio Preto recebe cinema movido a energia solar - Divulgação


Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciada em São José do Rio Preto (SP), no próximo domingo (17/3), às 18h, no ECO Santo Antônio - Escola de Competências “Deputado Roberto Rollemberg”, com várias atividades e uma oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Na telona, serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme Sing 2. A entrada é livre, não precisa de ingresso.


A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal! E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Na cidade, o CineSolar também realizou a Oficinema Solar com alunos do Núcleo Municipal de Artes e Cultura, da Casa de Cultura Dinorath do Valle. O encontro foi realizado no dia 7/3, das 14h às 17h, e teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais e introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion. Com celular e tablet, as crianças e jovens construíram coletivamente a história, protagonizaram e roteirizaram um curta, que será exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.

O Circuito CPFL 2024 será realizado em 95 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, que neste ano também contarão com curtas-metragens que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.

“As atividades do CineSolar, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, contribuem para que a inclusão e o entretenimento estejam presentes nas nossas comunidades, além de ser uma iniciativa que sensibiliza as pessoas para um desenvolvimento mais consciente e sustentável”, observa destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

PROGRAMAÇÃO

São José do Rio Preto/SP

Sessões de Cinema

Data: Domingo (17/03)

Horários: 18h - 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

                    19h - 2ª sessão: ‘Sing 2’

Entrada: livre - não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: ECO Santo Antônio - Escola de Competências “Deputado Roberto Rollemberg” - Rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2901 - Vila Santo Antônio - São José do Rio Preto/SP

SINOPSES DOS FILMES

1ª sessão

Os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro” foram selecionados pela curadora e diretora artística Ana Arruda, da Sétima Produções Culturais, idealizadora e diretora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem.

'Bao’ - Direção: Domee Shi - EUA - 8min - Animação/2018 - Livre

Sofrendo com a ausência do filho, uma mãe volta a ver sentido na vida quando um dos bolinhos que preparou ganha vida. Ela então começa a cuidar da criatura dando-lhe todo o amor e carinho. Mas, de forma inesperada, ele cresce e ganha independência, deixando sua criadora triste mais uma vez.

‘Valentino’ - Direção: Cassiana Maranha - Paraíba/2014 - Ficção - 4 minutos - Livre

Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.

‘Lily’s Hair’ - Direção: Raphael Gustavo da Silva - Goiás - 14min – Ficção/2019 – Livre

Audiodescrição, closed caption, libras

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’ - Direção: Beatriz Ohana - Rio de Janeiro/2019 - Ficção - 15 min - Livre   

Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

2ª sessão

‘Sing 2’ - Direção: Garth Jennings - 1h50min - Animação/2021 - Livre

Na glamourosa cidade de Redshore, Buster Moon e a galera enfrentam seus medos, fazem novos amigos e superam seus limites em uma jornada para convencer o recluso astro Clay Calloway a subir aos palcos novamente.