São Paulo realiza mapeamento para tornar destinos turísticos mais amigáveis para crianças

Secretaria de Turismo e Viagens de SP e plataforma São Paulo Para Crianças avaliam percepção de famílias e infraestrutura de empreendimentos turísticos até quatro de outubro

São Paulo realiza mapeamento para tornar destinos turísticos mais amigáveis para crianças - Governo de São Paulo/Divulgação


A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a plataforma São Paulo para Crianças, está realizando um mapeamento da percepção de famílias que frequentam atrações turísticas com crianças. O levantamento, que segue até o dia 4 de outubro, também avalia a estrutura e serviços oferecidos pelos empreendimentos do setor, com foco em aspectos como programação, equipe, facilidades e segurança para os pequenos.


As famílias representam a maior parte das compras de viagens no estado de São Paulo, segundo dados da Fundação Seade. Para o secretário de Turismo, Roberto de Lucena, investir em destinos que agradam a esse público traz benefícios não só para o setor turístico, mas também para toda a cadeia produtiva. “Destinos que agradam famílias são inclusivos e mais seguros para todos os públicos. A presença das crianças traz vantagens para toda a cadeia do turismo, tornando o setor mais completo”, afirma o secretário.

O mapeamento está sendo realizado por meio de duas sondagens: uma focada na percepção de turistas e moradores sobre as atrações turísticas paulistas, sejam elas públicas ou privadas, e outra voltada aos empreendimentos, como atrações turísticas, meios de hospedagem, restaurantes e áreas públicas. O objetivo é entender a infraestrutura oferecida para receber crianças nesses locais.

Para Priscilla Negrão, da plataforma São Paulo Para Crianças, ser um destino amigável para crianças vai além de pequenos gestos, como oferecer brinquedos ou atividades temporárias. “Ser amigável às crianças, ou ‘child-friendly’, como se diz, vai além de oferecer uma mesinha com giz ou algum passatempo. É sobre ter estrutura, segurança e uma equipe treinada no estabelecimento e, acima de tudo, engajar os profissionais em uma cultura de empatia e respeito às crianças como cidadãs plenas”, ressalta Priscilla.

SÃO PAULO

São Paulo se consolidou como um dos principais polos de lazer do país, com a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificadas e belezas naturais. O lazer já é o motivo de quase metade (49%) dos turistas que visitam o estado, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp. Dados do IBGE revelam que uma a cada cinco viagens no Brasil tem São Paulo como destino.

A Setur-SP já vinha investindo no turismo voltado para o público infantil. Em 2023, o secretário Roberto de Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo Para Crianças para promover a troca de conteúdos e pesquisas voltadas ao público infantil. Além disso, foi criada uma resolução que formalizou um Grupo de Trabalho (GT) para fomentar o turismo familiar no estado.

A sondagem atual conta com o apoio de entidades como a Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). Turistas, moradores e empreendimentos podem participar respondendo aos questionários disponíveis online.

PARTICIPE DA PESQUISA:

Para empreendimentos e gestores públicos paulistas: https://forms.gle/EVkDK5DL3LCVP4t89

Para o público consumidor do Estado de São Paulo: https://forms.gle/dixdW7XsQdixaLMVA