São Paulo tenta "milagre" para voltar à final da Copa do Brasil após 22 anos

Atual treinador do Tricolor, Rogério Ceni era goleiro titular quando equipe disputou sua única decisão, em 2000

São Paulo tenta "milagre" para voltar à final da Copa do Brasil após 22 anos - Reprodução/Instagram


O São Paulo precisa de uma espécie de milagre nesta quarta-feira (14) para alcançar a final da Copa do Brasil. Depois de perder a ida por 3 a 1 para o Flamengo, no Morumbi, o Tricolor tem de vencer o jogo de volta por dois gols de diferença em pleno Maracanã para levar a disputa para os pênaltis ou por três gols ou mais para garantir no tempo normal a classificação à final, algo que não acontece desde 2000.


Há 22 anos, a equipe do então goleiro Rogério Ceni não teve dificuldades para passar do Atlético-MG, com um 6 a 3 no agregado, na semifinal da competição e chegar à decisão diante do Cruzeiro. Após um empate em 0 a 0 em São Paulo, o Tricolor chegou a colocar uma mão na taça ao abrir o placar no Mineirão e, mesmo com o critério do gol fora a seu favor, tomou a virada e viu o time da casa vencer o torneio.

De lá pra cá, o São Paulo chegou em outras cinco semifinais, mas foi derrotado em quatro - ou seja, nunca mais voltou à final da Copa do Brasil. Em 2002, o Tricolor caiu para o posteriormente campeão Corinthians. Após dez anos sem aparições entre os quatro melhores, o São Paulo chegou à semi de 2012, mas foi eliminado pelo Coritiba, que perderia a final para o Palmeiras.

Já em 2015, o time de Alan Kardec, Pato e Ceni foi derrotado pelo Santos, que fez a final diante do campeão Palmeiras. A última aparição do Tricolor nas semis havia sido em 2020, quando perdeu para o Grêmio, que perderia para o Palmeiras na decisão. Entre as edições de 2004 a 2010, o São Paulo ficou de fora da Copa do Brasil, quando as equipes classificadas para a Libertadores não disputavam a copa nacional.

Agora, os comandados por Rogério Ceni têm a difícil missão de desbancar o Flamengo em pleno Maracanã, após perder a ida por dois gols de diferença. Caso consiga o milagre, o São Paulo derrubará o tabu de quatro eliminações seguidas na semifinal da Copa do Brasil e voltará a uma final depois de 22 anos, para tentar seu primeiro título.