Saúde confirma 13º caso de Monkeypox em Rio Preto

No Brasil, até o dia 3 de setembro foram contabilizados 5.559 casos positivos da doença

Saúde confirma 13º caso de Monkeypox em Rio Preto - OMS/imagem ilustrativa


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, confirmou o 13º caso positivo de Monkeypox na cidade. Segundo a pasta, as vítimas são do sexo masculino.


O 12º caso confirmado da nova varíola trata-se de um homem de 34 anos. O início dos sintomas surgiu em 17/08. Ele tem viajou para São Paulo em final de julho, permanecendo no município até 12/09.  Ele já foi liberado do isolamento domiciliar.

O 13º caso confirmado da doença é um jovem de 22 anos, com início de sintomas em 09/09. Ele realizou viagem para outra cidade no início de setembro e está em isolamento domiciliar.

Dos 13 casos confirmados da doença na cidade, 11 já se recuperaram.

No início deste mês, o Ministério da Saúde incluiu a nova varíola na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados de todo o Brasil.

Dados

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde – OMS, no período de 1º de janeiro a 2 de setembro de 2022, foram notificados 52.015 casos confirmados laboratorialmente e 395 casos prováveis de monkeypox, incluindo 17 óbitos. Esses óbitos estão distribuídos em nove países: Nigéria (4), Gana (4), República Centro-Africana (2), Espanha (2), Brasil (1), Bélgica (1), Cuba (1), Equador (1) e Índia (1).

No Brasil, até o dia 3 de setembro foram contabilizados 5.559 casos positivos da doença. As informações são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.