Saúde intensifica estratégias para atualizar cadastros de pacientes

Pasta pede que pacientes, principalmente as pessoas que aguardam cirurgia, entrem em contato para fornecer dados corretos

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto intensificou as estratégias para atualizar cadastros de moradores da cidade. São vários canais disponíveis para que os munícipes não percam consultas, exames e até cirurgias já agendadas.

Na semana passada, a Prefeitura divulgou que o Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile opera abaixo da capacidade por conta da dificuldade em confirmar os agendamentos com os pacientes cadastrados. Na mesma ocasião, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, conclamou a população a procurar os serviços de saúde para atualizar os dados cadastrais, principalmente o número de telefone.


“Pedimos que a população se atente em relação à atualização do cadastro. É de responsabilidade de todos, mas é de interesse do paciente, principalmente de quem está na fila de cirurgia. Então, procurem qualquer unidade de saúde ou liguem no 0800 772-2123 para fornecer os dados corretos. Caso haja uma ligação não atendida, procure entrar em contato”, orienta Paula Sodré, assessora especial de gabinete da Secretaria de Saúde.

De um total de 2.754 ligações já feitas pela equipe da Secretaria, foram agendados 1.521 procedimentos (55,2%). O restante, 1.233 cadastros (44,8% do total), não foi agendado por vários motivos, sendo o principal deles a desatualização cadastral do telefone. Foram 939 ligações sem sucesso.  

O 0800 está disponível para atualização de cadastro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O serviço pode ser usado por todos os moradores cadastrados na Saúde.

Há ainda profissionais de telemedicina e médicos especialistas que contatam pacientes com cirurgia marcada a fim de fazer a checagem se os exames pré-operatórios foram feitos, para não haver o risco de o procedimento ter de ser remarcado.

Além disso, desde sexta-feira (13), os 400 agentes de saúde fazem a busca ativa desses pacientes nos bairros da cidade, entregando a Cartinha do Amor. “Nessa correspondência, há uma explicação que aquele morador está para fazer uma cirurgia e precisa atualizar o telefone, por exemplo”, diz Paula Sodré.

A Saúde reafirma que pacientes de outras cidades, ou que estão inscritos em outros serviços médicos, não fazem parte desta atualização cadastral e devem procurar as secretarias de saúde dos respectivos municípios.