SBT e Tela 2 lançam série documental sobre Benedita Fernandes

Morte de figura que dá nome a hospital de Araçatuba completa 74 anos e obra é convite para reflexão

Na semana em que a morte de Benedita Fernandes completa 74 anos, o SBT no interior lança a série jornalística “Com amor, Benedita”. A produção documental​,​ que retrata a vida de altos e baixos da mulher que dedicou parte da vida à caridade​, ​está disponível na plataforma de streaming​ do SBT, o​ Tela​ ​2.

SBT e Tela 2 lançam série documental sobre Benedita Fernandes - Reprodução


QUEM FOI BENEDITA​ FERNANDES​

A história de Benedita Fernandes é um convite para uma reflexão profunda. Nascida em 1883 em Campos Novos de Cunha, distrito de Cunha, em São Paulo, Benedita sofria de um sério transtorno mental. Os surtos faziam com que ela se transformasse em uma pessoa agressiva. Por causa dessas crises, Benedita se afastou da cidade em que nasceu e passou a vagar sem rumo pelo interior de São Paulo.

​Ela foi presa por incomodar a população de uma cidade do noroeste pau​​lista​ e, na cadeia, após se​r​ atendida por um grupo espírita que aplicava passes espirituais, ela ouviu uma voz que lhe fez uma proposta: se aceitasse dedicar a vida às pessoas mais necessitadas, seria curada dos transtornos que abalavam sua sanidade.

Mais tarde, Benedita apostou em trabalhos com doentes mentais e crianças carentes. A iniciativa chegou a reconhecida pelo então presidente Getúlio Vargas.

A SÉRIE

A forte história de Benedita Fernandes inspirou a equipe do programa Bem Na Hora, do SBT no interior, a​ realizar uma profunda pesquisa sobre a vida dela. A biografia “Benedita Fernandes: A dama da caridade” virou referência para a produção da série.

“Como o Bem na Hora é um programa que abre espaço para histórias inspiradoras, acreditei que a trajetória de Benedita Fernandes seria uma grande oportunidade de fazer os nossos telespectadores refletirem sobre os ensinamentos desta mulher única”, contou Flávio Zani, roteirista da série.












A série “Com amor, Benedita” ganhou 4 episódios e retrata todas as principais etapas da vida de Benedita Fernandes e ainda, os projetos que continuaram crescendo após a sua morte. A série mostra ainda como Benedita é retratada na atualidade, através de diferentes tipos de linguagens artísticas.

“Foram três meses de pesquisas em livros, acervos fotográficos, entrevistas e incontáveis visitas ao antigo hospital psiquiátrico, para que a série conseguisse ter exatamente a atmosfera inspiradora que buscávamos”, explica Flávio Zani.

​Clique aqui e assista a série completa.