SBT no Interior realiza debate com candidatos à Prefeitura de Araçatuba neste sábado

Eleitores terão a oportunidade de conhecer melhor as propostas dos postulantes ao maior cargo do Executivo Municipal

SBT no Interior realiza debate com candidatos à Prefeitura de Araçatuba neste sábado - Reprodução


Os eleitores de Araçatuba terão a oportunidade de conhecer melhor as propostas dos postulantes ao maior cargo do Executivo Municipal neste sábado (31), a partir das 17h45, na tela do SBT no interior.


A emissora, como já é tradição, promoverá o debate com os candidatos araçatubenses.

O objetivo é sempre aumentar o conhecimento do eleitor para que, dia 15 de novembro, ele tenha escolhido o seu candidato baseado no que considera ser o melhor para a cidade pelos próximos quatro anos.

Participarão do debate deste sábado os candidatos Cido Saraiva (MDB), Dilador Borges (PSDB), Domingos Andorfato* (PTB), Filipe Fornari (Podemos), Reverendo Paulo (PSOL) e Sebastião Júnior (PT).

SEGURANÇA SANITÁRIA

O SBT no Interior adotou como critério, para evitar aglomeração de pessoas na emissora, por conta da pandemia da covid-19, que participarão do debate os candidatos com representatividade mínima de cinco integrantes no Congresso Nacional.

Com a grande quantidade de candidatos na cidade (oito), não foi possível garantir a segurança sanitária para os convidados e colaboradores. Ainda assim, todos receberam o mesmo espaço durante a série de entrevistas feitas nos dois telejornais da emissora.

A decisão está respaldada pela legislação eleitoral.

FORMATO

O debate será dividido em cinco blocos, na seguinte ordem: o primeiro bloco terá perguntas de telespectadores e internautas; o segundo bloco será confronto direto entre os candidatos; o terceiro bloco será confronto direto com tema definido; o quarto bloco será, novamente, o confronto direto e, por fim, o quinto bloco será para considerações finais.

1º Bloco - Os candidatos respondem as perguntas feitas por telespectadores ou internautas. Cada um terá um minuto e trinta segundos para a resposta. Um dos candidatos terá 45 segundos para comentar a resposta. E a tréplica será de 45 segundos. As escolhas dos candidatos que vão responder a pergunta e dos que vão comentar serão feitas por meio de sorteio, ao vivo, no momento do debate;

2º Bloco - O primeiro a fazer a pergunta será escolhido por sorteio. Ele terá trinta segundos para formular uma pergunta para outro candidato da sua escolha. A resposta será de um minuto e trinta segundos. A réplica e a tréplica terão 45 segundos cada. Nenhum candidato poderá ser perguntado mais de uma vez;

3º Bloco - A ordem das perguntas será a inversa do bloco anterior. O candidato terá trinta segundos para formular uma pergunta para outro candidato da sua escolha. O tema da pergunta será definido por sorteio pelo mediador. A resposta será de 3 um minuto e trinta segundos. A réplica e a tréplica terão 45 segundos. Nenhum candidato poderá ser perguntado mais de uma vez;

4º Bloco - As regras são as mesmas do bloco 2;

5º Bloco - No quinto bloco, os candidatos terão um minuto e trinta segundos para considerações finais. A sequência seguirá ordem alfabética.

O direito de resposta poderá ser pedido pelo candidato, caso ele seja ofensivo em sua honra ou sofra ataques de ordem pessoal. O pedido será analisado e a decisão será definitiva.

A previsão é que o debate tenha cerca de duas horas de duração.

*A participação do candidato Domingos Andorfato está condicionada a duas situações: a avaliação de recurso do candidato contra o indeferimento da candidatura pela Justiça Eleitoral e a manutenção ou não do petebista.