Seconci-SP de São José do Rio Preto realiza ações de conscientização sobre câncer de pele

Orientações aos trabalhadores da construção civil estão alinhadas à campanha Dezembro Laranja

 Seconci-SP de São José do Rio Preto realiza ações de conscientização sobre câncer de pele - Divulgação


Os moradores da região noroeste do estado de São Paulo estão acostumados ao calor intenso ao longo do ano. No entanto, a exposição constante ao sol deve ser motivo de atenção, especialmente para quem trabalha ao ar livre. Pensando nisso, a Unidade São José do Rio Preto do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) realiza, ao longo deste mês, palestras educativas focadas na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele.


Os trabalhadores da construção civil estão entre os grupos mais vulneráveis aos riscos da exposição solar, devido à natureza das atividades realizadas ao ar livre. "Embora a maioria saiba que ficar exposto ao sol sem proteção é perigoso, nunca é demais reforçar a importância das medidas preventivas, como a aplicação e reaplicação do protetor solar, o uso de vestimentas adequadas, bonés ou chapéus, e a necessidade de monitorar qualquer alteração na pele", explicou Gabriela Batista, supervisora da Unidade São José do Rio Preto do Seconci-SP.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o mais comum no Brasil, correspondendo a 33% de todos os diagnósticos de câncer no país, com cerca de 185 mil novos casos por ano. O câncer de pele se divide em dois tipos principais: o não melanoma, o mais frequente, e o melanoma, menos comum, porém mais agressivo.

Com as ondas de calor registradas em São José do Rio Preto nos últimos meses, o risco de exposição excessiva ao sol também aumenta, reforçando a necessidade de prevenção e cuidados com a pele.