Seconci-SP leva orientações de prevenção ao suicídio aos trabalhadores da construção civil

As ações acontecem através de palestras, que são ministradas nos canteiros de obra

 Seconci-SP leva orientações de prevenção ao suicídio aos trabalhadores da construção civil - Divulgação


O mês de setembro é tradicionalmente lembrado pela cor amarela, dentro das temáticas da saúde, reforçando a prevenção ao suidício. Por isso, a Unidade São José do Rio Preto do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), está com uma programação voltada a trazer esses esclarecimentos de preservação à vida, aos trabalhadores da construção civil. A campanha "Setembro Amarelo - Você Não Está Sozinho", acontece até o fim deste mês.


As palestras são oferecidas de forma gratuita, no próprio canteiro de obras, momento em que são abordados temas como: ansiedade, depressão, síndrome do pânico. "São algumas das doenças, que se não forem diagnosticadas e acompanhadas, podem trazer graves consequências, como por exemplo, a perda da autoestima e até mesmo o suicídio", reforça a supervisora da Unidade São José do Rio Preto do Seconci-SP, Gabriela Davis Batista. "Além disso, muitos dos trabalhadores que atuam na construção civil em Rio Preto vieram de outras regiões bem distantes, do País. Eles deixaram familiares e amigos em busca de novas oportunidades e algumas vezes se sentem sozinhos. Aí um ponto de alerta”, complementa.

Por isso a escolha do tema da campanha, voltado a esses momentos mais solitários dos trabalhadores, quando, inclusive, vem a saudade das famílias. “A proteção do trabalhador é o nosso principal objetivo. Um profissional que está com a mente e o corpo tranquilos, consegue ter melhor qualidade de vida e executar as funções de forma mais efetiva”, destaca Gabriela.

Ao todo, cerca de 300 trabalhadores estão participando da iniciativa e durante as palestras, momento em que muitos deles se sentem seguros para relatar os problemas e as dificuldades enfrentadas dentro e fora da rotina de atividades. "Determinadas funções dentro do canteiro de obras, dependem de um único profissional e é importante que ele nunca se sinta desamparado", finaliza.  

SERVIÇO

A Campanha "Setembro Amarelo - Você Não Está Sozinho", promovida pela Unidade São José do Rio Preto do Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil), acontece ao longo deste mês. As construtoras parceiras podem fazer o agendamento do serviço por telefone: (17) 99605-1541 ou (17) 3214-6370.