Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional lança programa para o fortalecimento do Pontal do Paranapanema

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional lança programa para o fortalecimento do Pontal do Paranapanema - Divulgação/Governo de SP


O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (9) o Programa de Desenvolvimento do Pontal do Paranapanema (Região de Presidente Prudente) - Pontal 2030. Idealizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, a inciativa tem a finalidade de alavancar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região do extremo oeste do Estado, que abarca 32 municípios e 600 mil habitantes. A previsão de investimento é R$ 300 milhões. 


O projeto foi lançado pelo governador João Doria e pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Também participaram da cerimônia a primeira-dama do Estado, Bia Doria; o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; demais membros do Executivo Paulista; o diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou; além de deputados, prefeitos e representantes da sociedade civil organizada da região de Paranapanema. 

Na oportunidade, foi firmada a parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e a OEI, visando à elaboração de ações para o fortalecimento e o crescimento da região administrativa de Presidente Prudente. 

Com previsão de investimentos na ordem de R$ 300 milhões, o Pontal 2030 visa promover o fortalecimento local, o desenvolvimento sustentável, a regularização fundiária e a redução das desigualdades sociais. Para tanto, o Governo de São Paulo pretende trabalhar diversos setores, como Economia, Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente e Turismo, por meio de ações integradas que serão desenvolvidas em curto, médio e longo prazos por 19 pastas.  

Segundo Marco Vinholi, o Pontal do Paranapanema registra diversas questões históricas e desafios ao seu desenvolvimento, sobretudo quanto à geração de emprego e renda e à qualidade de vida. Para se ter ideia, a região contabiliza 6.060 famílias assentadas em 115 projetos de reforma agrária, diversas terras devolutas, além de 12.315 estabelecimentos de agricultura familiar: 

"O Pontal do Paranapanema será uma das mais fortes e desenvolvidas regiões do Estado. O Governo de São Paulo vai colocar em prática projetos e obras que farão a diferença para quem ali vive. Marcará tempo", destacou Vinholi.  

O projeto de lei para a criação do Aglomerado Urbano de Presidente Prudente é o primeiro passo para o fortalecimento da região. O Pontal 2030 vai contemplar, ainda, regularização fundiária, apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, apoio à Infraestrutura, Telemedicina, Oncologia e outras especialidades médicas, abertura de novos leitos hospitalares, e atração de investimentos por meio de polos e arranjos produtivos locais, entre outras iniciativas: 

"O Pontal 2030 é uma transformação; uma mudança radical que vai acontecer na região ao longo dos próximos anos. É a primeira vez que o Governo do Estado investe com características tão amplas e tão profundas no Pontal do Paranapanema. O programa é, mais do que tudo, o Pontal da Esperança; esperança de uma vida melhor, de paz, de união, de integração, de saúde e de desenvolvimento", afirmou Doria.