Setor atacadista distribuidor fecha 2023 com crescimento de 13,2%

Na comparação com dezembro de 2022, a alta foi de +5,8%. Já em relação ao mês de novembro, o resultado ficou estável, com pequena queda de -0,3%.

Setor atacadista distribuidor fecha 2023 com crescimento de 13,2% - Reprodução


Dados divulgados pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados) mostram que o desempenho do setor em 2023 foi 13,2% superior ao mesmo período de 2022.


Os números estão na nova edição do Termômetro ABAD NielsenIQ, que detalha o desempenho do atacado distribuidor em relação ao faturamento de cada ano.

Na comparação com dezembro do ano passado, a alta foi de +5,8%. Já em relação ao mês de novembro, o resultado ficou estável, com pequena queda de -0,3%.

"Tivemos, em 2023, uma caminhada desafiadora que superamos com resiliência e atitude, atingindo nossa expectativa de crescimento para o período. Para 2024, nossas perspectivas são positivas, e sabemos que precisaremos de criatividade e inovação para vencer os desafios virão", diz Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.

Analisando os dados pelo varejo, segundo apuração da NielsenIQ, em 2023 as lojas de Autosserviço, Cash and Carry. Farma e E-commerce tiveram desaceleração em valor, mas, no geral, encerram o ano com crescimento duplo dígito (+10,8%).

O mês de dezembro contribuiu positivamente para a performance superior à média do ano. Isso porque o Natal deste ano, com menor impacto do repasse de preços, apresentou resultado quase +20% superior ao ano passado, período em que a pandemia de Covid-19 ainda impactava de forma mais drástica a economia geral. Ao longo dos últimos 12 meses, os canais Cash and Carry e Farma se destacaram, apresentando, respectivamente, crescimento de +15% e +12% em valor e de +9% e +4% em volume. No caso de Cash and Carry, o aumento do número de lojas foi o principal motor do crescimento.

Em dezembro, o e-commerce brasileiro deu um salto importante, chegando a quase 30% de crescimento em valor e se tornando também uma alavanca para impulsionar o cenário positivo do último mês do ano.

Termômetro ABAD NielsenIQ

O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações do questionário aplicado pela ABAD a cerca de 50 atacadistas e distribuidores apenas sobre o faturamento, traçando - sobre dados declarados - comparativos entre os períodos selecionados.

Os dados coletados são tratados com confidencialidade e utilizados única e exclusivamente para a consolidação mensal da pesquisa. Não há divulgação de dados individuais das empresas. Para participar, basta assinar o termo de adesão no site da ABAD.