Setor de serviços de SP cresce e turismo tem alta de 7,4% nos 5 primeiros meses do ano

De acordo com o IBGE, aumento no ramo de serviços foi de 1,6% em relação ao mesmo período de 2022

Setor de serviços de SP cresce e turismo tem alta de 7,4% nos 5 primeiros meses do ano -  imagem ilustrativa/ IBGE


O setor de serviços cresceu nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, tanto em volume, quanto em receita nominal. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Serviços, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


No acumulado de janeiro a maio de 2023, o estado aumentou os serviços em 1,6% em relação a 2022, contribuindo para o resultado positivo. Já a receita nominal cresceu 7,9% no período analisado.

O setor de serviços é subdividido em cinco categorias. O maior aumento de volume, de 4,8%, foi registrado nos serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação); seguido por 2,4% de aumento nos serviços de informação e comunicação; 1,3% nos serviços profissionais, administrativos e complementares (como turismo) e nos serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio. A categoria outros, que engloba esgoto, atividades financeiras e imobiliárias, teve queda de 1,2%.

Quando se avalia a receita nominal, todas as categorias cresceram. De acordo com o IBGE, o turismo teve um grande destaque nos serviços neste começo de ano tanto no país quanto no estado. No acumulado de janeiro a maio de 2023, o agregado especial de atividades turísticas expandiu 7,4% no estado em relação ao mesmo período de 2022.
Empregos

Segundo a Fundação Seade, o resultado está relacionado ao aumento da criação de vagas de carteira assinada no setor de serviços em 2023. Das 240 mil novas vagas criadas em 2023 (jan-maio), 144 mil foram do setor de serviços – mais de 60% dos postos.

No período, os recordistas de empregos foram os serviços prestados na área de logística, como auxiliar de logística, administrativo e motorista de caminhão, de acordo com a instituição. Outras profissões que aparecem no topo do ranking são faxineiros, cuidadores de idosos, monitores de transporte escolar e cozinheiro geral.