SP: número de mortos em operação da PM após assassinato de agente da Rota sobe para 23

Dois suspeitos foram atingidos após entrarem em confronto armado com policiais na quinta-feira (15)

SP: número de mortos em operação da PM após assassinato de agente da Rota sobe para 23 - Reprodução


Subiu para 23 o número de suspeitos mortos na Operação Verão da Polícia Militar (PM), realizada na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A ação foi iniciada no início de fevereiro, logo depois do assassinato do policial da Rota Samuel Wesley Cosmo. Ele fazia um patrulhamento em Santos quando foi atingido no rosto por criminosos armados.


Segundo boletim da PM, os últimos dois óbitos ocorreram na quinta-feira (15). Um deles foi na Comunidade México 70, em São Vicente, onde um suspeito fugiu ao ver as equipes de patrulhamento. O homem entrou em confronto armado com os policiais, sendo atingido por um dos disparos. Com ele, foram encontrados drogas e um rádio comunicador.

A outra morte ocorreu no bairro Mar e Céu, no Guarujá. Os policiais realizavam patrulhamento na comunidade Maré Mansa, quando encontraram indivíduos traficando drogas. Na abordagem, os criminosos dispararam contra os PMs, que revidaram. Um dos suspeitos chegou a ser baleado, sendo levado ao hospital da região, mas resistiu.

Além das mortes, a operação também resultou na prisão de 620 pessoas, entre elas 226 procuradas pela Justiça. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), todos os casos estão sendo investigados pela 3ª Delegacia de Homicídios da Deic de Santos, com o acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário.

MORTE DE PMS

Além de Cosmo, outros dois policiais militares já foram mortos durante a Operação Verão. O cabo José Silveira dos Santos foi assassinato no dia 7 de fevereiro, durante patrulhamento em Santos. Já o agente Marcelo Augusto da Silva foi morto em 26 de janeiro com um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto, quando voltava para casa de moto.