PASSEANDO
Sucuri de cerca de 5 metros é flagrada atravessando rodovia no interior de SP; veja vídeo
Vídeo feito por motorista despertou curiosidade nas redes sociais e grupos no WhatsApp
O vídeo de uma sucuri de cerca de cinco metros atravessando uma rodovia vicinal despertou a curiosidade nas redes sociais e grupos de WhatsApp. O caso inusitado foi registrado em Potirendaba, a quase 35 quilômetros de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
As imagens mostram o réptil rastejando pela vicinal Luiz Carlos Brandolezzi, que liga Potirendaba a Bady Bassitt, tranquilamente, sem se assustar com a presença dos carros. A passagem da cobra parou o trânsito e alguns carros precisaram desviar do caminho.
Após completar seu destino, a serpente, que aparentava estar alimentada, entrou na área vegetativa. Outro réptil da mesma espécie foi visto em uma área de lazer, como a pista de caminhada da cidade. Um filhote também foi encontrado em um gramado.
O QUE FAZER
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente afirma que a primeira recomendação ao se deparar com um animal silvestre é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação.
O Disque Ambiente, pelo telefone 0800-13560, e o e-mail: ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br também atendem demandas do tipo.
O órgão também recomenda que as pessoas nunca tentem fazer a captura do animal, que pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado, por estar fora do habitat natural. O Corpo de Bombeiros alerta para não fornecer alimentos ou água, que podem ser prejudiciais.