Número de presos após ataque em Araçatuba sobe para cinco

Duas pessoas foram presas em Araçatuba, uma na região de Campinas e duas em Piracicaba, no interior paulista

Número de presos após ataque em Araçatuba sobe para cinco - Reprodução


O número de pessoas presas sob suspeita de envolvimento no mega-assalto ocorrido em Araçatuba subiu para cinco na tarde desta terça-feira (31). Até agora, sabe-se oficialmente que duas pessoas foram presas em Araçatuba, uma na região e Campinas e duas em Piracicaba.


Um homem de 27 anos, suspeito de​​ participar do ataque a duas agências bancárias no centro de Araçatuba foi preso por policiais civis na região de Campinas (SP), nesta segunda-feira à noite (30). A informação foi confirmada pelo delegado da Polícia Federal de Araçatuba, Frederico Franco Rezende, ao SBT Interior.

"O homem foi abordado na regiã​​o de Campinas e depois enviado para cá (Araçatuba). A Polícia Civil encaminhou ele para cá e tivemos elementos suficientes para prendê-lo em situação flagrancial. O que a gente tem de informação até agora é isso", disse o delegado.

Além deste preso, de acordo com nota oficial da PM, três pessoas foram levadas para a delegacia da Polícia Federal, sendo dois homens e uma mulher. O casal confessou estar fazendo a função de 'olheiro' para os criminosos e permaneceu preso. Já o outro homem foi ouvido e liberado.

As outras duas prisões aconteceram em Piracicaba (SP) nesta terça-feira (31). De acordo com apuração da reportagem, um deles procurou um hospital com ferimentos de armamento pesado e permanece internado em estado gravíssimo. Já o outro foi preso durante uma operação da polícia local junto com a Polícia Civil do Distrito Federal.

Há, ainda, um homem internado em Araçatuba, que também é suspeito.

BOMBAS TECNOLÓGICAS

Os criminosos usaram metalons, a superdinamite caseira, acionados a distância por celulares. O metalon é normalmente uma estrutura metálica oca (como um pé de mesa de cozinha ou de carteira escolar) preenchida com pólvora (preta ou branca) ou uma emulsão. O artefato começou a ser usado em 2018, mas as últimas apreensões revelaram que o equipamento estava mais sofisticado, com acionamento à distância.

MORTES E CARROS ABANDONADOS

De acordo com a polícia, não se sabe até o momento o total de criminosos envolvidos na ação que terminou com dois bancos explodidos no centro. A ação da quadrilha resultou nas mortes do empresário Renato Bortolucci da Silva, 38, e o​ educador físico​ Marcio Victor Possa da Silva, 34.

No fim da tarde desta segunda-feira (30), sete veículos foram encontrados abandonados na zona rural da cidade, alguns deles roubados de moradores da cidade. As buscas pelos criminosos continuam em todo o estado.

PCC

De acordo com a revista Piauí, a PF, o Ministério Público paulista e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) suspeitam que o arsenal usado em Araçatuba foi trazido do Paraguai pelo PCC (Primeiro Comando da Capital).

Já se sabe que a facção teve envolvimento direto no roubo, já que um dos três mortos era Jorge Carlos de Mello, 38 anos, e conhecido integrante do grupo.