PREGUIÇOSO
Tamanduá-bandeira é flagrando tirando “soneca” em prédio comercial de Rio Preto; veja vídeo
Antes de dormir, o "invasor preguiçoso" passeou pelos corredores do prédio; imagens viralizaram nas redes sociais
Frequentadores de um prédio comercial de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foram surpreendidos por um “invasor” muito preguiçoso, na última quinta-feira (28/9). Um tamanduá-bandeira - considerado um dos maiores mamíferos do país e que está na lista dos animais em risco de extinção – foi flagrado tirando uma soneca nos corredores do edifício. Veja abaixo:
Tamanduá-bandeira passeia pelos corredores de prédio comercial de Rio Preto e para para tirar soneca. pic.twitter.com/2wq7JidaCT
— sbtinterior.com (@sbtnointerior) September 29, 2023
As imagens foram registradas pelo fotógrafo Ricardo Millani e rapidamente começaram a ser compartilhadas pelas redes sociais. Segundo a administração do local, o bichinho já apareceu ali antes e nunca atacou os ocupantes.
A Polícia Ambiental informou que na tarde de ontem não havia sido acionada para resgatar o animal.
Mamífero ameaçado
O tamanduá-bandeira está adaptado para viver em ambientes variados. Apesar de passar a maior parte do tempo no chão, ele tem habilidade para subir em árvores. Ele também pode caçar durante o dia ou a noite, dependendo da temperatura e da chuva.
A espécie é encontrada em campos limpos, cerrados e florestas. Apesar de ser mais comum em áreas de cerrado, usa ambientes de floresta para repouso e abrigo, durante as horas mais quentes do dia, e utiliza os campos limpos para se alimentar quando as temperaturas estão mais amenas.
Por sua versatilidade, o tamanduá-bandeira pode ser encontrado da América Central até a América do Sul. Originalmente, ocorria em todos os estados brasileiros, mas atualmente está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.
(Com informações da ONG WWF)