Tarcísio acerta o Santo, mas erra a cidade

Declaração sobre título de cidadão de Rio Preto gerou polêmica

Tarcísio acerta o Santo, mas erra a cidade - Reprodução/TV Cultura


Não é de hoje que o fato do pré-candidato ao governo paulista pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas, não ser natural de São Paulo tem dado o que falar. Os opositores políticos têm usado isso como argumento para convencer o eleitorado de que ele não conhece o estado. 


O ex-ministro da Infraestrutura tem feito de tudo para ser um ‘paulista de coração’: já trocou Brasília por um imóvel alugado em São Paulo; tem ‘corrido trecho’ por várias regiões para conversar com lideranças conservadoras e de segmentos que o apoiam; e, deve intensificar a estratégia quando a campanha – oficialmente – começar. Até aí, tudo normal.

O problema é que na edição de ontem (27) do programa Roda Viva, da TV Cultura, Tarcísio encheu o peito para listar as cidades que concederam ‘títulos de cidadão’ em seu nome: “Recebi o título de cidadão Joseense, assim como recebi de Mococa, de Rio Preto, do Guarujá, de São Vicente...”. 

A coluna Tela Política ficou encafifada com a citação de Rio Preto, afinal, o assunto não veio à tona na região. O melhor a se fazer? Apurar! Aí que vem a surpresa: a Câmara de Vereadores afirmou que não existem registros sobre isso. Ou seja, até o momento em que a declaração foi feita, Tarcísio não tinha recebido o título legislativo da maior cidade do Noroeste Paulista.



Mas, ele não estava todo errado. Em abril, a Câmara de São José dos Campos (no Vale do Paraíba) concedeu a honraria. Aí fica a pergunta: será que Tarcísio confundiu o santo? Afinal, ambas cidades são "São Josés", uma ‘dos Campos’ e a outra ‘do Rio Preto’. A confusão mental pode ser reflexo de um desconhecimento geográfico? 

Para não gerar dúvidas, a coluna lembra que as cidades estão distantes 498 km uma da outra – pelo caminho mais curto. Vale o reforço pra evitar que ele erre o destino durante uma futura viagem.