Tarcísio quer usar novas tecnologias para qualificar estudantes para o mercado de trabalho

Ideia foi anunciada pelo governador de SP durante sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça

Tarcísio quer usar novas tecnologias para qualificar estudantes para o mercado de trabalho - Divulgação/GovSP


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende incluir uma nova programação voltada para a tecnologia no currículo das escolas de ensino médio da rede estadual, em 2024. A ideia foi abordada em Davos, na Suíça, durante sua participação no Fórum Econômico Mundial, com a participação de representantes de governos, investidores e empresas privadas.


Segundo informações do Governo de SP, em conversa com o presidente da Microsoft para a América Latina, Rodrigo Kede, Tarcísio falou sobre novas tecnologias para serviços públicos como telemedicina e educação.

De acordo com uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo, o projeto do governador é incluir a programação em todas as escolas do ensino médio da rede estadual, como forma de desenvolver competências importantes que deverão abrir a porta de um mercado de trabalho qualificado aos alunos quando alcançarem a idade permitida para ingressar no mercado de trabalho.

O governador de SP também falou sobre a possibilidade de usar tecnologias para incluir código na resolução de problemas matemáticos.

Ainda segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, Tarcísio afirmou que big techs (grandes empresas de tecnologia que dominaram o mercado nos últimos anos) manifestaram “grande interesse em ajudar na educação tecnológica". Programas assim já são usados em várias cidades do mundo, em empresas como a Amazon, Meta e Microsoft.

O abismo digital na educação brasileira e a falta de profissionais de tecnologia qualificados também foram abordados no encontro.

O projeto ainda deverá ser desenvolvido.