Tecnologia de segurança utilizada no Litoral Norte vai ser implantada na região de Rio Preto

Governo de São Paulo apresentou para lideranças da Região Metropolitana de São José do Rio Preto o sistema Muralha Paulista, que interliga câmeras e radares em diferentes cidades

Tecnologia de segurança utilizada no Litoral Norte vai ser implantada na região de Rio Preto - Ivan Feitosa SMCS


O sistema Muralha Paulista, uma rede de segurança que interliga câmeras e radares em diferentes cidades, deve ser adotado pela Região Metropolitana de São José do Rio Preto, sinalizou o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto, durante reunião com prefeitos e secretários daquela região.


“As experiências positivas devem ser compartilhadas e gerar novos projetos implantados. O Muralha Paulista, que está em execução na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, teve aderência completa das lideranças da região de Rio Preto. Em breve teremos aqui um moderno sistema de segurança baseado na tecnologia de reconhecimento de placas de veículos e facial”, declarou.

Police esteve em Rio Preto na última sexta-feira (21), para representar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) em mais uma rodada de discussões que o governo paulista está promovendo com as todas as regiões metropolitanas do estado, que somam 236 cidades. O objetivo é debater projetos estratégicos e estruturantes que visam melhorar a qualidade de vida da população.

“A integração dos municípios orienta investimentos e esforços da gestão estadual na promoção imediata do redesenho na regulação de saúde pública, garantindo sua regionalização. A implantação de um importante anel viário metropolitano foi enfaticamente defendido, e a antecipação de investimentos de nossa concessionária nas duplicações e melhorias de conexões rodoviárias foi apontada como fundamental ao desenvolvimento metropolitano”, explicou.

O prefeito Edinho Araújo destacou que os debates são uma forma de finalizar e planejar as propostas que são essenciais para a Região Metropolitana. "Estamos definindo questões importantes para os municípios que fazem parte da caçula das Regiões Metropolitanas. Rio Preto levantou recentemente a questão da saúde, uma discussão envolvendo a regionalização do sistema, que já movimentou os nossos representantes com reuniões acerca do tema", completou o presidente da Região Metropolitana de Rio Preto, Edinho Araújo.

Nove Regiões

O encontro desta sexta é o segundo da série onde o Governo de São Paulo está acionando as regiões metropolitanas para extrair do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) projeto estratégicos que servirão para integrar o Plano Plurianual de São Paulo (PPA).

O PPA, por sua vez, é uma lei que define as diretrizes e objetivos do governo estadual, apontando metas para cada área de atuação por um período de quatro anos, entrando em vigor sempre no segundo ano de mandato do governador eleito.

Outra ação importante nesses encontros é a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitação (PDUH), documento que estabelece diretrizes, execução de projetos estruturantes e ações do Governo de São Paulo até 2040, com os seguintes eixos: habitação, transporte e mobilidade, meio-ambiente e sustentabilidade.

O estado de São Paulo possui as seguintes regiões metropolitanas: Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Sorocaba, Baixada Santista, Ribeirão Preto, Piracicaba, São José do Rio Preto, Jundiaí e São Paulo.