Telemedicina garante acesso de presos à saúde e mais segurança para a população

Telemedicina garante acesso de presos à saúde e mais segurança para a população    - Divulgação/Governo de São Paulo


O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária, tem aplicado desde março deste ano um projeto piloto de telemedicina. Hoje, presos custodiados em 46 unidades e que são atendidos presencialmente no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, na capital, passaram a ter os retornos via telemedicina, como determina a legislação brasileira.


Desde o início, já foram feitos 126 teleatendimentos e outros 34 deverão ser realizados até o final deste mês em várias especialidades, como Cardiologia, Clínica médica, Ginecologia, Dermatologia, Infectologia, Cirurgia plástica e Psiquiatria.

A consulta virtual dá agilidade ao atendimento dos custodiados, respeitando os diretos humanos, e é mais segura para a população, uma vez que evita o deslocamento de presos até o Centro Hospitalar. Os agendamentos continuarão sendo realizados na medida em que são abertas as vagas.

Fazem parte do projeto de telemedicina as seguintes unidades da região (apenas para atendimento de retorno médico por hora, conforme rege a legislação competente):

CDP de Caiuá

CDP I de Pacaembu

CPP de Valparaíso

Penitenciária de Flórida Paulista

Penitenciária de Florínea

Penitenciária de “João Augustinho Panucci” de Marabá Paulista

Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis

Penitenciária de Paraguaçu Paulista