TEMPORAL
Temporal assustou moradores em São José do Rio Preto (SP)
A chuva foi rápida, mas acompanhada de fortes ventos que derrubaram dezenas de árvores pela cidade
Uma forte chuva no fim da tarde desta secta-feira (6) deixou moradores assustados em São José do Rio Preto (SP).
De acordo com o INMET, a quantidade de chuva foi pequena e ela durou menos de 10 minutos mas, como veio acompanhada de fortes rajadas de vento causou muitos estragos pela cidade.
Segundo o corpo de bombeiros foram 28 chamadas por conta de queda de árvores. Mas, o número de ocorrências deste tipo pode ter sido muito maior. No calçadão, na represa municipal e em vários bairros foram muitos registros de árvores que caíram com a força dos ventos.
Um motorista entrou em contato com o SBTINTERIOR.COM e contou que ficou preso em meio ao temporal, com árvores e fios caindo na rua que ele passava, na zona norte da cidade, enquanto a visibilidade estava bastante prejudicada.
"Fiquei com muito medo, foram poucos minutos, mas pareciam horas."
Na avenida Nossa Senhora da Paz a estrutura da fachada de um estabelecimento de um comércio foi arrancada e foi parar no meio da via, impedindo o trânsito.
Lá perto, a sede do Corpo de Bombeiros também foi atingida.
O letreiro da DEIC, Divisão Especializada de Investigações Criminais, despencou.
Na praça que fica ao lado do hospital Beneficência Portuguesa, quase a metade das árvores foram arrancadas.
A Guarda Civil Municipal deu apoio na sinalização das vias, garantindo a segurança e a fluidez do trânsito, até que as ruas e avenidas fossem liberadas.
A Prefeitura fez acompanhamento da situação e trabalhou para minimizar os impactos da chuva.
Hoje o dia vai ser de muito trabalho para as equipes da secretaria de serviços gerais.
Nota Zoobotânico - Secretaria de Meio Ambiente
O temporal da tarde desta sexta, 6/12, causou a queda de diversas árvores no Zoobotânico. Por esta razão, as visitações agendadas para este fim de semana estão suspensas para a limpeza e reorganização do parque.
Nota da Defesa Civil do Estado
Chuva acompanhada por rajadas de vento, atingiu a região causando quedas de árvores e destelhamentos. Foram registradas quedas de árvores sobre via pública em diversos locais, incluindo os bairros Estoril, Parque Residencial, Vila Bom Jesus, Vila Mayor, Jardim Estrela, Vila Cristina e Alto Alegre, além do Parque da Represa Municipal e Zoobotânico. Na Avenida Nossa Senhora da Paz, bairro Vista Alegre, foi relatada a queda da estrutura da fachada de um estabelecimento comercial, além de pontos de destelhamentos. Equipes permanecem em campo realizando o corte e a remoção das árvores, com apoio da Secretaria de Serviços Gerais para a desobstrução de vias. O serviço de energia elétrica foi interrompido em alguns imóveis, equipes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) estão trabalhando para reestabelecer o serviço. Até o momento, não foram contabilizados os danos materiais, e não há registros de vítimas, desalojados ou desabrigados. A equipe da Defesa Civil do Estado orientou a Defesa Civil local quanto ao apoio de ajuda humanitária.
Nota EMURB
Equipes da Emurb estão trabalhando para desobstruir vias na região central de Rio Preto, afetada pela chuva de hoje (6/12).
Árvores caídas nas praças Dom José Marcondes e Rui Barbosa estão sendo removidas. Até agora, dois caminhões carregados de entulho foram retirados.
Os serviços continuam hoje e amanhã.
Agradecemos a compreensão da população.
Nota CPFL Paulista
A CPFL Paulista informa que o temporal que atingiu a cidade de São José do Rio Preto, nesta sexta-feira, 06, impactou trechos da rede elétrica do município. Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando, neste momento, para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança e no menor tempo possível.
Os maiores danos foram causados pela queda de árvores de grande porte inadequadas para áreas urbanas e plantadas sob a rede elétrica. Desta forma em alguns locais é necessária a atuação em conjunto com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros.
Nesses momentos, o mais importante é garantir a segurança de todos. Por isso, a CPFL alerta para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Acione imediatamente a CPFL e o corpo de bombeiros e aguarde o atendimento.
A empresa ressalta que, além do call center (0800 010 1010), o registro da falta de energia pode ser feito pelos canais digitais de atendimento: www.cpfl.com.br,App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 27351.
Nota Prefeitura desta manhã (7)
A Prefeitura Municipal informa que está com equipes emergenciais trabalhando para atender as demandas causadas pela chuva da tarde de ontem, sexta-feira, dia 6/12.
A Defesa Civil informou que os ventos chegaram a aproximadamente 60 km/h com chuva de 25mm. De acordo com o Corpo de Bombeiros foram registradas 158 ocorrências de quedas de árvores e as regiões mais afetadas foram Centro, Boa Vista e Alto Alegre.
Não há nenhum registro de vítimas.