Terceiro comboio de ajuda humanitária entra em Gaza; protestos pró-Palestina acontecem em todo o mundo

Mais de uma dúzia de caminhões cruzaram Rafah. No sábado, a passagem na fronteira foi aberta pela primeira vez desde o início do conflito

Terceiro comboio de ajuda humanitária entra em Gaza; protestos pró-Palestina acontecem em todo o mundo - Reprodução


Um terceiro comboio de ajuda humanitária entrou na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (23) pelo posto de fronteira de Rafah, segundo informações de jornalistas correspondentes da agência de notícias AFP que atuam tanto no lado egípcio quanto no lado palestino.


Mais de uma dúzia de caminhões cruzaram Rafah. No sábado, a passagem na fronteira foi aberta pela primeira vez desde o início do conflito para o envio de ajuda humanitária a Gaza e 20 caminhões carregados de alimentos e medicamentos entraram no enclave palestino.

No domingo, outros 14 veículos entraram em Gaza. Organizações de ajuda humanitária, no entanto, afirmam que esse auxílio é insuficiente para enfrentar a crise no enclave. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que são necessários pelo menos 100 caminhões por dia para suprir as necessidades básicas dos 2,4 milhões de habitantes de Gaza, dos quais mais da metade foram obrigados a deixar suas casas.

Antes da abertura da passagem, mais de 200 caminhões, com mais de 3.000 toneladas de ajuda, esperaram há dias na fronteira com o Egito a liberação do transporte a Gaza.

Protestos em apoio à causa palestina vem sendo registrados pelo mundo.

Manifestações foram organizadas na Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Egito, Iêmen e Turquia, onde os manifestantes deixaram brinquedos em frente ao consulado israelenses, numa homenagem às crianças mortas em Gaza.