Trabalhador rural é preso por engano no interior de São Paulo

José Carlos Costa foi liberado na audiência de custódia após a Justiça constatar sua inocência

Trabalhador rural é preso por engano no interior de São Paulo - Arquivo pessoal


Um trabalhador rural, de 49 anos, foi preso por engano durante um cumprimento de mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia no valor de R$ 1.218,57. O caso foi registrado em Urupês, a 400 quilômetros da capital paulista.


A vítima é o pescador José Carlos Costa que, junto com a mulher Adriana Forni Vieira, de 36 anos, trabalha na área rural em tempos de baixa nos rios. O que o separa do verdadeiro procurado pela Justiça é a preposição “da” no sobrenome.

Segundo Adriana, o marido foi preso na noite da última quarta-feira (17) quando os dois chegaram do trabalho.

“Nós chegamos da roça e vimos a viatura da Polícia Civil na rua de casa, com alguns policiais. Ainda achamos curioso, mas como não devemos nada para ninguém, entramos em casa. Quando ele entrou no banho o policial bateu na porta, ficamos assustados. Ele foi algemado sem camisa e fomos para a delegacia”, conta a trabalhadora rural ainda perplexa com a situação.

No mandado de prisão expedido pela Vara Única do Fórum de Urupês, no qual o sbtinterior.com teve acesso, o nome e RG do procurado não é o mesmo da vítima. José Costa é pai e paga a pensão alimentícia para o filho de nove anos. No entanto, a criança tem o nome diferente do exequente apontado no mandado. Veja abaixo: 



Ainda de acordo com a trabalhadora rural, José Costa tentou mostrar os comprovantes de pagamento da pensão alimentícia que deposita mensalmente, mas não teve sucesso.

“Na hora da prisão e dentro da delegacia ele disse que mostraria os comprovantes de pagamento que ele tem em casa, mas o delegado disse que não queria saber e mandou ele procurar um advogado. Meu marido foi preso injustamente, sem ter o que fazer. Foi o pior dia de nossas vidas”, desabafou.

José Costa passou a noite na cadeia de Catanduva, na região. Nesta quinta-feira (18) ele foi trazido para o Fórum de Urupês, onde passou por audiência de custódia e foi liberado após a Justiça constatar sua inocência. 

A reportagem tentou falar com o delegado Sérgio Augusto Ugatti Durão, titular da delegacia da Polícia Civil de Urupês, responsável pelo caso, mas foi informada de que ele não está de plantão nesta quinta-feira (18).

O SBT no Interior também solicitou para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP, informações sobre o procedimento da Polícia Civil durante o cumprimento do mandado de prisão feito na casa de José Costa, mas até às 16h59 não recebeu respostas.