Unimed Araçatuba recebe pontuação máxima no IDSS

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, que varia de zero a um, é calculado a partir de um conjunto de 31 indicadores agrupados em quatro dimensões

Unimed Araçatuba recebe pontuação máxima no IDSS - Divulgação


O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), avalia anualmente através do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), o desempenho das operadoras de Planos de Saúde em todo o território nacional com o objetivo de demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.


O IDSS, que varia de zero a um, é calculado a partir de um conjunto de 31 indicadores agrupados em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS), Garantia de Acesso (IDGA), Sustentabilidade no Mercado (IDSM) e Gestão de Processos e Regulação (IDGR), que servem para organizar, avaliar e validar o desempenho e qualidade dos serviços oferecidos por essas empresas.

A Unimed Araçatuba foi a única operadora de plano de saúde do município que conquistou no IDSS 2022 (ano base 2021), a faixa máxima de 1,0000, justamente pelo alto nível empregado nos processos. Nos anos 2020 e 2021 a operadora também recebeu valor máximo na avaliação. Esse resultado traduz o impacto na qualificação e reputação da Unimed Araçatuba.

Segundo o presidente da Unimed Araçatuba, o IDSS permite a comparação entre as operadoras, estimulando a transparência e a redução da assimetria das informações.

“Além de coibir falhas de mercado que comprometem a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação, o IDSS colabora numa eventual troca de plano de saúde e até na ampliação da concorrência baseada em valor no setor. Conquistar pelo terceiro ano consecutivo a faixa máxima de pontuação só mostra a capacidade que temos em oferecer e gerenciar um dos melhores planos de saúde do Brasil”, comenta Dr. Fabrício Teno Braga.