Urupês, 'Cidade Coração', completa 93 anos com Live comemorativa; assista ao vídeo de aniversário da cidade

A Cidade recebeu esse apelido durante uma partida de futebol , em 1965; saiba mais na reportagem que conta um pouco da história dessa cidade querida

Urupês, 'Cidade Coração', completa 93 anos com Live comemorativa; assista ao vídeo de aniversário da cidade - Prefeitura de Urupês


Urupês, a 'Cidade Coração', como é conhecida, completa nesta sexta-feira (24), 93 anos de emancipação e para comemorar essa data a Prefeitura preparou uma grande festa para os moradores. Hoje (23), véspera do aniversário da cidade, às 19h30, será transmitido ao vivo, pelo Facebook e pelo YouTube da Prefeitura, uma ‘LIVE ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO’, com músicas ao vivo e sorteio de brindes.





As comemorações também contam com a participação de moradores ilustres da cidade que gravaram depoimentos sobre o amor e o orgulho de morar Urupês. São histórias que poderão ser acompanhadas durante a transmissão da 'LIVE'.

O SBT Interior conversou com um morador ilustre de Urupês para saber porque a cidade é conhecida como ‘Cidade Coração’. O despachante Raul Casagrande soube explicar muito bem porque a cidade leva esse apelido. Nascido em Irapuã, cidade vizinha, Raul se mudou para Urupês ainda criança, com 8 anos, desde novinho ele pode acompanhar parte da história da cidade.

Em 1965, durante a implantação da Comarca de Urupês, foi realizado um jogo comemorativo no antigo Campo de Futebol São Lourenço, hoje denominado Estádio Augusto Gonçalves. Na época o time da Radio Bandeirantes, 'Escrete do Rádio' enfrentou o time da cidade 'Mundo Novo', ele lembra do jogo como se fosse hoje. Um dos radialistas, Fiori Gigliotti, imigrante italiano, ícone e um dos pais da locução esportiva da história do rádio brasileiro, que veio com o time 'Escrete do Rádio', da capital, durante a transmissão, apelidou a cidade de ‘Cidade Coração’ em virtude da recepção da população que compareceu em massa para assistir o jogo. Na oportunidade também foi inaugurado o alambrado do Campo de Futebol. “Desde esse dia, Urupês ficou conhecida como ‘Cidade Coração', afirmou Raul. Hoje com  75 anos de idade, Raul enche o peito ao falar de Urupês. “A cidade tem uma gente que não se compara a nenhuma outra gente, é um povo bom de coração, receptivo, alegre, amigo, aqui quando você precisa de alguma coisa aparece muita gente disposta a ajudar. Isso faz a diferença na cidade. Minha consideração pela cidade mexe no meu coração, já são 67 anos morando aqui em Urupês e daqui eu não saio”, afirmou.

Raul guarda no escritório dele centenas de fotos da construção da cidade, da história da cidade, tudo que acontece em Urupês é documentado por Raul Casagrande. “Tudo é registrado e guardado com muito amor, as próximas gerações terão a oportunidade de conhecer melhor a história da cidade e do povo de Urupês, através do acervo que eu guardo. Gratidão”, completou.

Raul como outros milhares de cidadãos de Urupês tem orgulho de fazer parte dessa história. O SBT Interior valoriza a nossa gente e parabeniza cada morador de Urupês pelo aniversário da cidade.







A Cidade

Urupês completa 93 anos com uma população de 13.809 habitantes, segundo a estimativa do IBGE. Da história do café Mundo Novo, aos tempos atuais, a cidade se desenvolveu baseando a economia em dois pilares, no limão e na confecção de jeans.

O prefeito da cidade, Alcemir Cassio Greggio (Bica), em entrevista ao SBT Interior disse: “Urupês já se provou uma cidade de grandes potenciais. O jeans e o limão, por exemplo, são assuntos que levam o nome do nosso município para todo o Brasil e que mostram o potencial de investimento que nossa cidade possui. Nesta live, vamos falar desses e outros assuntos, para celebrar nossa cidade e nossos moradores e desejar juntos um feliz aniversário à Cidade Coração”

O Limão

O maior destaque da economia do município é a produção de limão, a Lima Ácida Tahiti. Urupês é o segundo maior produtor de limão do Brasil, com cerca de 1,2 milhão de pés da fruta, segundo dados levantados junto à Casa da Agricultura do Município. Em 2021, eram 350 propriedades produzindo, anualmente, 89 mil toneladas (cerca de 3,3 milhões de caixas), em 3.500 hectares de propriedades rurais.Atualmente, Urupês possui uma Associação de Produtores de Limão (APRU) e uma Cooperativa, a COOPERLIMÃO que exporta para todo o Brasil e para o exterior.

O Jeans

A história da confecção de jeans da cidade iniciou em 1985, com mãe e filho que abriram a primeira fábrica de jeans em Urupês. Com o tempo, a atividade foi se ramificando e ganhando outras confecções. Funcionários da primeira fábrica abriram outras fábricas e assim foi se formando a cadeira cadeia produtiva da confecção de jeans que hoje coloca a cidade como referência estadual no setor.

Urupês tem 70 fábricas de jeans, e gera 3.000 empregos diretos e indiretos na cidade, algo em torno de 60% de seus empregos formais, a cidade também emprega uma parcela significativa de moradores das cidades circunvizinhas, como Irapuã, Sales e Ibirá, que se desloca para trabalhar em Urupês neste segmento. Segundo dados do Censo do Jeans de 2018, na alta temporada, a produção supera 1 milhão de peças por mês, produzindo para grandes marcas nacionais e exportando para todo o Brasil.

Urupês é reconhecido como o único Arranjo Produtivo Local do Jeans de todo o Estado de São Paulo, unindopequenas, médias e grandes empresas do ramo de confecção de jeans.

Programação LIVE DE ANIVERSÁRIO

Horário: às 19h30

Transmissão: pelo canal no Youtube e do Facebook da Prefeitura de Urupês

Atrações:

Sertanejo Raiz: Duo Urupês, Charles Viola e Dr. Adécio
Sertanejo Universitário: Giovanna Guidotti
Rock: Juliana Cacioli e Charles Casemiro

Confira as fotos




Comentários