Veja o que Santos, Vasco e Bahia precisam para escapar da Série B

Última rodada do Brasileirão 2023 acontecerá na noite desta quarta-feira (6), e as três equipes lutam contra o rebaixamento

Veja o que Santos, Vasco e Bahia precisam para escapar da Série B - Divulgação/Santos FC


O Campeonato Brasileiro 2023 terá sua última rodada na noite desta quarta-feira (6), e a disputa segue quente na parte inferior da tabela. Com América-MG, Coritiba e Goiás já matematicamente rebaixados, o Santos, Vasco e Bahia farão sua 38ª partida na competição nesta quarta-feira, disputando a permanência na elite do futebol nacional.


Os três grandes terão o jogo decisivo diante de suas torcidas, como mandantes, às 21h30. Por ser o 17º colocado e estar atrás dos outros dois, o Bahia depende de uma combinação de resultados para se manter na Série A, enquanto que tanto Santos quanto o Vasco só dependem de si. Uma vitória simples já basta para o Peixe e também para o Cruzmaltino.

Você pode conferir a tabela do Campeonato Brasileiro no site do SBT Sports. Confira, abaixo, o que cada um dos clubes precisa para se salvar do rebaixamento.

SANTOS

Na 15ª colocação com 43 pontos, o Peixe recebe o décimo colocado Fortaleza na Vila Belmiro. O Laion não briga por mais nada na competição, mas chega à partida com uma sequência de duas vitórias consecutivas, contra o Red Bull Bragantino e o Goiás, e pode complicar a vida do Santos. O Alvinegro vai desmoralizado após duas derrotas, contra Fluminense e Athletico-PR, ambas pelo placar de 3 a 0.

Uma vitória simples leva o Santos a 46 pontos e garante a permanência na Série A, já que nem Vasco nem Fortaleza podem alcançar esta pontuação. Caso consiga o triunfo, o Peixe pode até mesmo sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana, já que o 14º colocado, Cruzeiro, também tem 46 pontos mas só 11 vitórias - o Santos iria a 12, vencendo no critério de desempate - e enfrenta o líder e virtual campeão Palmeiras.

Em caso de empate, o Alvinegro da Vila Belmiro ficará com 44 pontos e precisará torcer contra seus adversários Vasco e Bahia. Se ambos vencerem, o Peixe cai para a 17ª colocação e é o último rebaixado. Caso um dos dois não conquiste a vitória, o time que não venceu irá para a Série B. Se ambos perderem, o Bahia se despede da elite do Brasileirão.

A derrota complica ainda mais o Santos, porque com este resultado o Vasco ultrapassaria o Alvinegro mesmo ao apenas empatar em São Januário, ou seja, o Peixe seria rebaixado com uma vitória do Bahia e um empate do Cruzmaltino. O torcedor santista teria de torcer para uma derrota do time carioca ou para um empate do Tricolor de Aço.

VASCO

Assim como o Santos, o Vasco depende apenas de si para não ser rebaixado para a Série B. Uma vitória simples contra o Red Bull Bragantino leva o clube a 45 pontos e assegura a participação Cruzmaltina na elite do Brasileirão 2024. No entanto, o time de São Januário vem numa sequência de quatro jogos sem vencer e enfrenta um Bragantino que ganhou do Coritiba na rodada anterior.

Caso empate, o Vasco ficará com apenas 43 pontos e terá de torcer para uma derrota do Santos e no máximo um empate do Bahia. Caso o Peixe vença ou empate e o Tricolor vença, o Cruzmaltino será rebaixado. Se o clube carioca perder, só uma derrota do Bahia o livra da Série B em 2024.

BAHIA

O Bahia é o único dos três clubes que não depende só de si e pode ser rebaixado mesmo em caso de triunfo contra o Atlético-MG na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Tricolor de Aço vem de duas derrotas e pega o embalado Galo, que chega com quatro vitórias seguidas e ainda tem um sonho difícil de conquistar o título brasileiro. Caso vença, o Bahia terá de torcer para que ou o Santos ou o Vasco não ganhe seus jogos. Neste cenário, quem empatasse ou perdesse acabaria rebaixado.

O Tricolor terá uma missão difícil caso empate com o Atlético-MG. Se este for o resultado da partida, o Bahia só não acabará rebaixado com uma derrota vascaína. Todas as outras possibilidades apontam para o rebaixamento baiano.

Uma derrota do clube de Salvador o garante automaticamente na Série B de 2024, independentemente dos outros dois resultados.