Veraneio abre programação do Janeiro Brasileiro da Comédia

Abertura será neste sábado, 20/1, às 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em São José do Rio Preto (SP); a entrada é gratuita

Veraneio abre programação do Janeiro Brasileiro da Comédia  - Divulgação


Montagem com humor afiado, que escancara o desconforto em famílias no pós-pandemia, o espetáculo “Veraneio” da Cia Pequeno Ato (São Paulo/SP), abre a programação do Janeiro Brasileiro da Comédia 2024, neste sábado, 20/1, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. A sessão será às 20h, com entrada gratuita. A distribuição dos ingressos acontece meia hora antes do espetáculo, no local.


O espetáculo Veraneio terá uma segunda sessão no mesmo local, no domingo, 21/1, às 18h, com distribuição de ingressos meia hora antes. Indicado ao Prêmio Bibi Ferreira de Dramaturgia, Melhor Espetáculo, Melhor Ator Coadjuvante (Mauricio de Barros) e vencedor de Melhor Atriz (Clarisse Abujamra), tem dramaturgia de Leonardo Cortez, com direção de Pedro Granato. Clarisse Abujamra, Leonardo Cortez, Daniel Dottori, Tatiana Thomé, Glaucia Libertini e Sílvio Restiffe compõe o grupo de atores.

O Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) 2024, acontece entre 20 e 30/1, e volta a concentrar a maior parte da programação em seu palco de origem: o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Serão apresentados sete espetáculos teatrais, com duas sessões cada, além de 10 ações formativas e debates. Todas as atividades são gratuitas.

Sinopse Veraneio

A trama, que revela os desdobramentos tragicômicos de um encontro familiar em uma casa de praia, arrebatou público e crítica quando estreou no Sesc Ipiranga em janeiro de 2023, com ingressos esgotados. O público acompanha o reencontro de Dona Laura e seus três filhos amargurados para celebrarem o aniversário da matriarca, interpretada por Clarisse Abujamra.

O cenário é a uma casa à beira-mar recém-comprada por uma das filhas, Hercília, decadente apresentadora de televisão e incomodada com a presença da mãe no seu refúgio. Ela e os irmãos, Silvio e Mario Sérgio, estão ansiosos para conhecer o novo e misterioso namorado de Dona Laura, um animado professor de ginástica. A expectativa por esse encontro e as novidades que ele traz afetam a relação familiar.

Sobre o espetáculo

O projeto é um aprofundamento da pesquisa do espetáculo “Pousada Refúgio” que foi indicado aos principais prêmios do teatro paulistano (Shell, APCA e Aplauso Brasil), teve excelente acolhida crítica e sucesso de público e aproxima do elenco anterior a consagrada atriz Clarisse Abujamra, que interpreta a matriarca da família. É um texto contemporâneo e inédito que reflete sobre os impactos da pandemia e da crise em um núcleo familiar.

A montagem estreou em janeiro de 2023 no Sesc Ipiranga e, em menos de seis meses, já realizou três temporadas na capital paulista, circulação pelos Sescs Sorocaba e Santos e apresentação na Virada Cultural, tendo grande repercussão de público e imprensa. Em fevereiro e março de 2024, realizará apresentações pelo ProAc Circulação de Teatro, em Praia Grande e Ubatuba.

Projeto para cinema

Pousada Refúgio, primeiro encontro da dupla Granato e Cortez, estreou em 2018 e abordava o desmoronamento dos sonhos e da hipocrisia de dois casais de classe média. A obra foi sucesso de público e crítica e ganhou temporadas em vários teatros de São Paulo também no ano seguinte. A peça foi indicada a importantes prêmios para Leonardo Cortez como Shell, APCA e Aplauso Brasil e, entre as distinções de destaque, está também a de melhor ator para Maurício de Barros no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A história de sucesso das peças Pousada Refúgio e Veraneio não se encerra no teatro: elas já estão sendo adaptadas para o cinema, em parceria com a produtora argentina PBA Cinema, responsável pela produção do filme “Medianeras”.

Humor no drama

Assim como a antecessora, Veraneio,  a peça Pousada Refúgio trabalha um texto contemporâneo para refletir não só sobre os efeitos do isolamento e do afastamento das famílias, mas também do novo desafio que se coloca quando essas pessoas se reencontram com bagagens cheias de traumas, perdas, frustrações e angústias.

O texto coloca o espectador e a sociedade no espelho, pois sua construção e suas referências estão muito ligadas às angústias vividas pelos brasileiros nos últimos anos, atravessando não só uma crise sanitária, mas turbulências políticas e econômicas. Apesar da carga dramática e emocional que essa discussão pode despertar, a peça também quer provocar pelo humor.

Tudo é retratado por meio de diálogos ágeis e afiados, que marcam o estilo do dramaturgo, com a sensação de desestabilização das personagens. Inclusive a escolha do título da peça está ligada a essa intenção provocadora, esclarece Cortez, autor reconhecido no teatro por sua sensibilidade para tratar cotidianos e incômodos brasileiros. Além da vasta carreira na dramaturgia, ele fez sua estreia no cinema com o filme Down Quixote no Festival do Rio este ano.

Serviço:

VERANEIO - Pequeno Ato (São Paulo / SP)

20 e 21/01, sábado, 20h e domingo, 18h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Duração: 110 minutos

Classificação etária indicativa: 14 anos