Vereador gera revolta ao fazer discurso xenofóbico contra baianos durante tribuna

Caso repercutiu nas redes sociais e chamou a atenção do governador do Rio Grande do Sul

Vereador gera revolta ao fazer discurso xenofóbico contra baianos durante tribuna  - Reprodução/ Twitter


O vereador Sandro Fantinel (Patriota), de Caxias do Sul (RS) gerou revolta entre parlamentares e nas redes sociais após fazer um discurso xenofóbico contra baianos, na tribuna da Câmara Municipal, na última terça-feira (28).


Na ocasião, o vereador se pronunciou sobre os trabalhadores resgatados em uma vinícola em Bento Gonçalves (RS), em condições análogas à escravidão.

Fantinel pediu aos empresários que não mais contratem “aquela gente lá de cima” que só “vive na praia tocando tambor”, referindo-se aos trabalhadores da Bahia. Ele sugeriu ainda que os empregadores contratem somente pessoas vindas da Argentina.

"Todos os agricultores que têm [trabalhadores] argentinos, só batem palma, porque são limpos, trabalhadores, corretos, cumprem horário, mantêm a casa limpa e, no dia de ir embora, ainda agradecem o patrão."

Veja o vídeo abaixo:



Após as falas preconceituosas de Fantinel, o deputado estadual Leonel Radde, do PT, registrou um boletim de ocorrência.

O caso gerou revolta também nas redes sociais, onde várias pessoas se manifestaram, inclusive políticos. O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) usou as redes sociais para repudiar a fala preconceituosa do parlamentar.

"É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala.", afirmou.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também se posicionou e disse que o comentário de Sandro Fantinel não representa o povo do Estado.

“O discurso xenófobo e nojento do vereador de Caxias contra o nordeste não representa o povo do Rio Grande do Sul. Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade. Os gaúchos estão de braços abertos para todos, sempre.”

Leite também afirmou que vai buscar autoridades do Estado da Bahia para combater o preconceito.

“Vamos buscar autoridades do querido estado da Bahia para que nos visitem e acompanhem as atitudes que já estamos empreendendo e para nos aliarmos em outras ações conjuntas de nossos estados para banir o preconceito.”, disse. 

O vereador Sandro Fantinel não se pronuniou nas redes sociais após a repercussão do caso.