Vereadores de Rio Preto apuram denúncia em UPA da cidade

Pacientes reclamam da estrutura e da falta de cuidados da equipe da unidade

Vereadores de Rio Preto apuram denúncia em UPA da cidade - Reprodução


Vereadores de São José do Rio Preto (SP) estiveram na UPA Jaguaré, neste sábado (2), para atender o pedido de usuários que reclamam da demora nos atendimentos.


Os parlamentares apuram denúncia de pacientes internados por vários dias, que relataram que não podem tomar banho e reclamaram da falta de empatia dos funcionários.

Os vereadores que estiveram na unidade foram Pedro Roberto, Bruno Moura, Julio Donizete e Anderson Branco. Eles pediram relatórios de atendimentos e ouviram os pacientes que aguardavam no local.

Os servidores aprovados em concurso público e que aguardam convocação e posse dos cargos também protestaram na UPA. A ação mobilizou homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Rio Preto.

OUTRO LADO

A Secretaria de Saúde de Rio Preto se manifestou por meio de nota oficial. Leia na íntegra:

"A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que as Unidades de Urgência  mantem completos os quadros de profissionais para atendimento aos pacientes. Esclarece que houve um aumento expressivo na demanda de paciente nos últimos dias. Estas unidades contam com o serviço de acolhimento com classificação de risco, sendo que o caso de maior gravidade deverá ser atendido em menor tempo. Garante-se, dessa forma, o acesso mais rápido para quem mais precisa, de acordo com o grau de gravidade e não por ordem de chegada ou tempo de espera.
A Saúde tem buscado a contratação de novos pediatras para substituir os sete profissionais que se demitiram e outros quatro q1ue estão cumprindo afastamento. Há, entretanto, uma dificuldade para encontrar pediatras disponíveis para ampliar o atendimento."