Vídeos mostram ataque de atirador à escola em Nashville; homem mandou mensagem para ex-colega antes do crime

Câmeras nos uniformes dos policiais também registraram movimentação; 6 pessoas morreram, incluindo 3 crianças; atirador parecia deprimido e desesperado, conta ex-colega

Vídeos mostram ataque de atirador à escola em Nashville; homem mandou mensagem para ex-colega antes do crime - Reprodução/ SBT News


A Polícia de Nashville, nos Estados Unidos, divulgou imagens que mostram a ação do atirador que invadiu uma escola e matou 6 pessoas, incluindo 3 crianças, na última segunda-feira (27). Entre os vídeos, estão os registros das câmeras acopladas aos uniformes dos policiais que atenderam à ocorrência.


Uma das gravações mostra a chegada dos agentes ao local do ataque e o relato de uma funcionária. "As crianças estão presas lá dentro", conta a mulher. Os policiais entram, então, na escola, e começam a revistar as salas de aula, uma a uma.



Eles passam pelos desenhos feitos pelas crianças e casacos infantis, ainda guardados nos corredores. Quando sobem ao segundo andar, começar os tiros. Depois de 3 minutos, os agentes chegam ao atirador e disparam.

A polícia também divulgou o vídeo do circuito de segurança da escola. O atirador, de 28 anos, é Audrey Hale, um ex-aluno do colégio, que morava na região. Inicialmente identificado como mulher, pela polícia, uma investigação mostrou que, na verdade, trata-se de um homem transgênero, que estava sob cuidados médicos por conta de um transtorno mental, não revelado. Ainda de acordo com as autoridades policiais, o atirador comprou ao menos 7 armas antes do ataque.

O governo dos Estados Unidos, por meio da porta-voz da Casa Branca, cobrou ações do Partido Republicano, que costuma barrar qualquer proposta de controle de armas que tramite no Congresso.

Karine Jean-Pierre pediu mais "coragem" da oposição, e disse que os congressistas devem isso aos pais das vítimas de Nashville. Atualmente, a poderosa indústria de armas dos EUA é uma das maiores financiadoras do Partido Republicano.

Mensagem para ex-colega

Averianna Paton, considerada uma das últimas pessoas com as quais o atirador teve contato, disse que o ex-colega enviou uma mensagem a ela, via Instagram, momentos antes de cometer o crime. De acordo com ela, Audrey parecia deprimido e desesperado. 

"Ele disse que eu o veria no noticiário mais tarde e algo trágico estava para acontecer. Eu não sei contra o que ele estava lutando, mas eu sei que era coisa relacionada a saúde mental", disse em entrevista à BBC News.

Patton ligou imediatamente para a polícia. Ela e o atirador foram integrantes do mesmo time de basquete do ensino Médio. Hoje ela é influenciadora digital. 

(SBT News, com informações da BBC News)