Xavi se retrata após polêmica sobre Daniel Alves: "Ignorei a vítima"

Técnico do Barcelona foi mais "contundente" ao voltar a comentar o caso do lateral-direito brasileiro denunciado por estupro

O técnico do Barcelona, Xavi, se retratou após causar polêmica sobre o caso de Daniel Alves, preso em Barcelona acusado de estupro. O treinador foi companheiro de longa data e também comandante do lateral-direito brasileiro no time catalão.

No sábado, Xavi disse estar "em choque" por conta do caso. Em entrevista coletiva, ele não chegou a citar a vítima, uma mulher de 23 anos. Neste domingo, em nova entrevista, ele se retratou.


"Quero esclarecer o que disse e que foi mal interpretado. Talvez eu não tenha sido contundente e é importante que eu me explique em um assunto escandaloso em que ignorei a vítima. Todos nós temos que condenar esses atos, seja cometido por Dani ou por qualquer outra pessoa. Não fui feliz e peço desculpas às vítimas de violência de gênero e estupro", disse Xavi.

"Estou surpreso e lamento que Dani tenha feito isso, mas meu apoio é para a vítima. Peço desculpas. Não tive um dia muito agradável porque minha voz é importante e faço parte do maior clube da história. Não fui contundente em minhas palavras e eu realmente sinto muito", acrescentou.

O Código Penal da Espanha realizou recentemente uma alteração na tipificação de crimes relacionados ao tema de abuso sexual. Segundo as leis locais, Daniel Alves pode ser julgado por crime sexual - a tipificação abrange casos de toques sem consentimento a estupro.