Xi Jinping pede 'ações mais firmes' para enfrentar crise do clima

Xi Jinping pede 'ações mais firmes' para enfrentar crise do clima - Governo da China


O presidente da China, Xi Jinping, pediu "ações mais firmes" dos participantes da COP-26 para enfrentar a crise climática. Em um discurso escrito para a conferência, que ocorre em Glasgow, na Escócia, o líder do país asiático também defendeu o multilateralismo e disse que Pequim vai acelerar a transição para uma economia "verde e de baixo carbono", mas sem citar novas metas.


Xi, que não compareceu presencialmente à conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), escreveu que os impactos adversos da crise ambiental no mundo têm se tornado cada vez mais evidentes. "Primeiro, precisamos manter o consenso multilateral. Quando se trata de desafios globais como as mudanças climáticas, o multilateralismo é a receita certa", disse o líder da segunda maior economia do mundo.

Ao cobrar ações "concretas" dos demais países, o líder asiático afirmou que é preciso honrar os compromissos já feitos e definir metas e visões "realistas". "Os países desenvolvidos não devem apenas fazer mais, mas também fornecer apoio para ajudar os países em desenvolvimento a fazer melhor", frisou.

"As partes precisam se basear no consenso existente, aumentar a confiança mútua, intensificar a cooperação e trabalhar em conjunto para entregar uma COP26 bem-sucedida em Glasgow", acrescentou Xi.

De acordo com ele, a China promoverá um sistema econômico verde e de baixo carbono por meio de ajustes na estrutura industrial. "Controlaremos o desenvolvimento irracional de projetos com alto consumo de energia e altas emissões", disse no documento. Ele prometeu ainda planejar e construir no país asiático "grandes" usinas eólicas e fotovoltaicas.

"Espero que todas as partes tomem ações mais firmes para, em conjunto, enfrentar o desafio climático e proteger o planeta, o lar compartilhado por todos nós."

Na semana passada, a China publicou detalhes sobre seu plano para atingir o pico de emissões de carbono na atmosfera até 2030