VATICANO
Conclave que vai escolher novo papa começa com pedido de união na Igreja
Cardeais participaram de missa na Basílica de São Pedro nesta quarta-feira; eleição exige dois terços dos votos e pode se estender por vários dias

Começou nesta quarta-feira (7), em meio a orações por unidade e fé, o conclave que vai escolher o novo papa da Igreja Católica. A primeira etapa foi a missa Pro eligendo Pontifice, celebrada às 5h da manhã (horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, reuniu cerca de 5 mil pessoas.
Durante a homilia, Battista Re, que também presidiu o funeral do papa Francisco, destacou a importância do amor como força de transformação do mundo e afirmou que o novo pontífice terá pela frente "um momento difícil, complexo na história". Ele citou ainda o papel da Igreja diante de crises como as guerras na Ucrânia e em Gaza, além das mudanças climáticas.
A celebração teve a participação da brasileira Andressa Collet, que leu a Oração Universal. As leituras da missa ressaltaram o compromisso espiritual dos cardeais, como o trecho do Evangelho em que Jesus diz: "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi e vos constituí para que vades, e vosso fruto permaneça."
Após a missa, os 133 cardeais com direito a voto seguiram em procissão até a Capela Sistina, onde ocorre o conclave em si. Lá, eles ouviram uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa, fizeram o juramento de manter segredo e seguir as regras do processo, e iniciaram a primeira votação, que terminou com fumaça preta (quando não é escolhido o novo papa).
Para que um cardeal seja eleito, ele precisa de pelo menos 89 votos — dois terços dos eleitores presentes.
PRÓXIMOS PASSOS
Na quinta-feira (8), a programação começa cedo: às 7h45 (horário de Brasília), os cardeais saem da Casa Santa Marta. Às 8h15, celebram missa e laudes na Capela Paulina, e às 9h15 voltam à Capela Sistina para a oração da Hora Média e novo ciclo de votações. O conclave segue até que um nome atinja a maioria necessária.