O presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, conversou na quarta-feira com a presidente Tsai Ing-wen na biblioteca Reagan em Simi Valley, Califórnia, desafiando as advertências chinesas. McCarthy juntou-se a uma série crescente de legisladores estrangeiros que se encontraram com Tsai em uma demonstração de apoio a Taiwan diante da intimidação chinesa.
O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou que a biblioteca Reagan e o Hudson Institute, um think tank de Washington, sofreram sanções por "fornecer uma plataforma e conveniência para as atividades separatistas de Taiwan". Ele disse que as instituições chinesas foram proibidas de ter qualquer cooperação ou contato com eles.
Além disso, o órgão também citou Sarah May Stern, presidente do conselho de administração do Hudson Institute; John P. Walters, diretor do instituto; John Heubusch, ex-diretor executivo da Fundação Reagan, e Joanne M. Drake, administradora-chefe da fundação. Eles foram impedidos de visitar a China e que quaisquer propriedades ou ativos financeiros pertencentes a eles na China seriam congelados.
As relações entre EUA e China caíram para o nível mais baixo em décadas devido a disputas sobre o status de Taiwan, que se separou da China em 1949 após uma guerra civil, bem como segurança, tecnologia e tratamento de Pequim a Hong Kong e minorias étnicas muçulmanas.
O Partido Comunista que governa o continente diz que Taiwan está destinado a se reunir com a China, à força se necessário, e não tem o direito de conduzir relações exteriores.
O governo do presidente Xi Jinping diz que o contato com autoridades estrangeiras encorajará os taiwaneses que desejam a independência formal, um passo que Pequim diz que levaria à guerra.
Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
Compartilhe