O presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, conversou na quarta-feira com a presidente Tsai Ing-wen na biblioteca Reagan em Simi Valley, Califórnia, desafiando as advertências chinesas. McCarthy juntou-se a uma série crescente de legisladores estrangeiros que se encontraram com Tsai em uma demonstração de apoio a Taiwan diante da intimidação chinesa.
O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou que a biblioteca Reagan e o Hudson Institute, um think tank de Washington, sofreram sanções por "fornecer uma plataforma e conveniência para as atividades separatistas de Taiwan". Ele disse que as instituições chinesas foram proibidas de ter qualquer cooperação ou contato com eles.
Além disso, o órgão também citou Sarah May Stern, presidente do conselho de administração do Hudson Institute; John P. Walters, diretor do instituto; John Heubusch, ex-diretor executivo da Fundação Reagan, e Joanne M. Drake, administradora-chefe da fundação. Eles foram impedidos de visitar a China e que quaisquer propriedades ou ativos financeiros pertencentes a eles na China seriam congelados.
As relações entre EUA e China caíram para o nível mais baixo em décadas devido a disputas sobre o status de Taiwan, que se separou da China em 1949 após uma guerra civil, bem como segurança, tecnologia e tratamento de Pequim a Hong Kong e minorias étnicas muçulmanas.
O Partido Comunista que governa o continente diz que Taiwan está destinado a se reunir com a China, à força se necessário, e não tem o direito de conduzir relações exteriores.
O governo do presidente Xi Jinping diz que o contato com autoridades estrangeiras encorajará os taiwaneses que desejam a independência formal, um passo que Pequim diz que levaria à guerra.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe