06/07/2023 • 14:58:32

Lula: Por parte do governo, vamos criar as condições para a industrialização

ESTADÃO CONTEÚDO



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "a hora é agora" para o País fazer uma revolução industrial e voltar a ser competitivo no cenário mundial. Ele afirmou que o governo irá criar condições à industrialização, inclusive para garantir investimento na indústria de gás: "O País pode ter a indústria que quiser".

"(O ministro da Fazenda, Fernando) Haddad sabe que temos que aportar recursos para que o BNDES faça a economia funcionar. A presidente do Banco do Brasil (Tarciana Medeiros) sabe que tem que voltar a fazer crédito barato para que as pessoas possam produzir", comentou, citando também a Caixa Econômica Federal.

"É preciso parar com essa discussão que o País não pode ter gás", declarou, durante a reunião que marca a reativação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) nesta quinta-feira, 6. Ele destacou que não tem como separar crescimento e investimento.

Lula citou ainda que o Banco do Nordeste (BNB) não empresta dinheiro a Estados e prefeituras "porque alguém decidiu que não empresta". Por que o Estado faz o papel de bandido?", questionou.

Na esteira das críticas, o presidente também questionou por que "se tomou quase R$ 600 bilhões de volta do BNDES, que, em vez de investir, devolveu para o Tesouro? Para o Tesouro fazer o quê? O que foi feito com todo o dinheiro que deixou de ser investido nesse País?".

Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão

Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente

Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis

Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva

Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto

Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo

Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal

Capotamento em estrada vicinal mata homem de 53 anos e deixa filha gravemente ferida em Auriflama

Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na SP-425 em Penápolis

Atletas do Time SP conquistam ouro no Mundial Paralímpico

Ação gratuita no Praça Nova Araçatuba oferece serviços de saúde e vacinação neste sábado

Homem perde o controle e derruba grades do Fórum de Dracena

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados