59ª edição da EXPO Rio Preto é lançada oficialmente; confira a programação

Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto sedia 59ª edição entre 19 e 23 de outubro. 2º Festival Nacional de Moda de Viola é uma das atrações da feira

59ª edição da EXPO Rio Preto é lançada oficialmente; confira a programação - Divulgação/Prefeitura de Rio Preto


Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (5), a 59ª edição da EXPO Rio Preto, apontada como a maior exposição pecuária do Estado de São Paulo, com espaço garantido no calendário nacional de eventos agroempresariais.


A feira, que será realizada entre os dias 19 e 23 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, será aberta ao público e vai reunir 26 expositores de empresas de diversos segmentos.

Os portões do recinto estarão abertos à toda família, com entrada e estacionamento gratuitos e uma série de apresentações culturais, atrações infantis, espaço para alimentação com food trucks e restaurantes fixos e atrações musicais, com destaque para o 2º Festival de Viola e shows com artistas conhecidos.

“A plenitude da feira como espaço de eventos técnicos, de negócios e de lazer para a família é muito valiosa para nossa economia como um todo. A população de Rio Preto e região merece estar de volta a um evento grandioso como a EXPO Rio Preto”, disse o prefeito Edinho Araújo.

Durante cinco dias de evento, passarão pelo recinto 2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos vindos de todo o Brasil.

Entre os bovinos estarão dez raças: Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Sindi, Simental corte e leite, Gir Leiteiro e Girolando, que participarão de julgamentos, exposições e, no caso do gado de leite, torneio leiteiro.

Os equinos estarão representados com 160 cavalos da raça Mangalarga, que serão submetidos aos julgamentos de morfologia e andamento. Durante a feira, também estarão em exposição ovinos das raças Dorper e White Dorper.

A programação ainda prevê quatro leilões, palestras técnicas sobre avicultura, turismo rural, ciência e tecnologia. A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas passem diariamente pelo Recinto.

ATRAÇÕES

Uma das atrações culturais que ocorre conjuntamente à feira é o 2º Festival Nacional de Moda de Viola de Rio Preto, realizado pelas secretarias de Comunicação Social, Cultura e Desenvolvimento Econômico. São quatro noites marcadas por concurso entre artistas da região e shows com nomes como Divino & Donizete (19/10), Lourenço & Lourival (20/10), Cezar & Paulinho (21/10) e Renato Teixeira (22/10).

Trinta e cinco inscritos vindos de 22 cidades dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e o Distrito Federal vão se apresentar nas noites do festival, cujas premiações de 1º, 2º, 3º lugar, melhor intérprete e melhor violeiro serão entregues no sábado (22).

A estrutura montada no Recinto de Exposições abrigará food trucks e dois restaurantes: o Caboclão e o Rancho do Tropeiro, onde será realizado, no dia 23 de outubro, o tradicional Costelão da Acirp.

“Além de chamar atenção pelas famosas costelas assadas em fogo de chão, a interação entre empresários do setor é outro destaque que ganha força ao longo desse dia inteiro de confraternização, propiciando um excelente ambiente de negócios, onde se encontram fornecedores e compradores. A solidariedade também marca presença, uma vez que entidades assistenciais são beneficiadas com o valor arrecadado pelo Costelão”, ressalta Kelvin Kaiser.

PROGRAMAÇÃO

15 a 19/10
Torneio Leiteiro (premiação ocorre na abertura oficial do evento)

19 a 23/10
Exposição e julgamento de animais de raças bovinas e equinas
Food trucks, restaurantes, atrações culturais e atividades

19/10
7º Encontro de Avicultura de São José do Rio Preto e Região
Festival da Moda de Viola: Divino & Donizete

20/10
Seminário Turismo Rural e II Fórum de Tecnologia
11h – Leilão do Gado Leiteiro ‘Fazenda Espigão da Serra’
Festival da Moda de Viola: Lourenço & Lourival

21/10
Palestras de Pecuária
14h – Leilão Genética BD – Rodeio
Festival da Moda de Viola: Cezar & Paulinho

22/10
14h – Leilão Gado de Corte Tanabi Leilões
Festival da Moda de Viola: Renato Teixeira

23/10
11h – Costelão da Acirp
12h – Leilão Beneficente HB/Santa Casa/Fundo Social

Outros detalhes da programação poderão ser acompanhados pelo site
www.riopreto.sp.gov.br/expo.

SERVIÇO
59ª EXPO Rio Preto
De 19 a 23 de outubro
Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Entrada e estacionamento gratuitos
www.riopreto.sp.gov.br/expo