ELEIÇÕES 2022
A cinco dias da eleição, Lula e Bolsonaro aparecem empatados tecnicamente, mostra pesquisa
Candidatos têm porcentagens próximas de intenção de voto nas pesquisas espontânea e estimulada

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta terça-feira (25), pesquisa que mostra empate técnico entre os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), na disputa pela presidência do Brasil.
A cinco dias da eleição, a tendência, pelas últimas pesquisas, será de uma disputa voto a voto no próximo domingo, dia 30.
De acordo com o levantamento, na pesquisa estimulada, Lula aparece com 46,3% e Bolsonaro tem 45,9%. O número de eleitores que não sabem ou não responderam é de 7,8%.
Na pesquisa espontânea, sem citar o nome dos candidatos, os dois aparecem ainda mais próximos: Lula tem 42,9% e Bolsonaro 42,5%. O número de eleitores que não sabem ou não responderam é de 9% e os eleitores que dizem votar nulo ou branco são 5,7%.
METODOLOGIA
O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com 2.020 eleitores com 16 anos ou mais, em 26 estados e o Distrito Federal. Ao todo, eleitores de 162 municípios brasileiros responderam a pesquisa. As entrevistas foram feitas entre os dias 20 e 24 de outubro de 2022.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção.
Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nas localidades como base para essa seleção.
Na terceira etapa, a seleção do entrevistado dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. As fontes de dados utilizadas foram o IBGE Censo 2010 e o TSE.
A pesquisa está registrada no TSE sob o registro BR-00525/2022.