Ação contra leishmaniose promove troca de coleiras em escolas de Araçatuba

Campanha Fora Leish será neste sábado em seis Emebs; atividade é exclusiva para cães já cadastrados

Ação contra leishmaniose promove troca de coleiras em escolas de Araçatuba - Divulgação


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12), das 8h às 13h, mais uma etapa da campanha Fora Leish, voltada ao combate e prevenção da leishmaniose visceral. A ação será realizada em seis escolas municipais de ensino básico (Emebs) da cidade, com troca de coleiras e coleta de sangue de cães.


As unidades que participam da iniciativa são as Emebs Sérgio Esgalha, Prof. Joaquim Dibo, Profª. Maria Adelaide, Prof. José Machado Neto, Leão Nogueira Filho e Maria Mercedes Cassiolato de Souza.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, a atividade integra o segundo ciclo da campanha, que começou em março deste ano. “Estamos realizando o encoleiramento e também o inquérito canino, que é a coleta de sangue para exames laboratoriais, com o objetivo de identificar a doença nos animais”, explica.

A ação deste sábado é voltada exclusivamente aos cães previamente cadastrados na campanha. Ou seja, não haverá novos cadastros neste momento. Os tutores desses animais poderão ir até uma das seis escolas participantes para retirar a nova coleira e acompanhar a coleta de sangue.

Segundo Priscila, a meta inicial da campanha no primeiro ciclo de 2024 era encoleirar 16 mil cães, mas o número foi superado e chegou a aproximadamente 22 mil. No total, somando os dois ciclos, foram entregues 27.973 coleiras.

A campanha Fora Leish tem como principal objetivo controlar e prevenir a propagação da leishmaniose visceral. A participação da população é essencial para o sucesso das ações e para a saúde dos animais e das pessoas.