Alberto Fernández entrega a faixa presidencial a Javier Milei

O movimento foi seguido de aplausos e coros no Congresso da Nação de "Liberdade", tido como um dos lemas de campanha de Milei

Alberto Fernández entrega a faixa presidencial a Javier Milei - Reprodução/ @todonoticias


O presidente da Argentina, Javier Milei, iniciou seu discurso de posse afirmando que neste domingo, 10, o país dá por terminada uma longa e triste história de decadência e recomeça o caminho da reconstrução do país.


Segundo ele, "os argentinos, de forma contundente, expressaram uma vontade de mudança que já não tem retorno, e não há retorno" O presidente, então, foi interrompido brevemente por aplausos calorosos.

Em seguida, Milei continuou: "Hoje enterramos décadas de fracasso e disputas sem sentido. Brigas que em que a única coisa que conseguiram é destruir nosso querido país e nos deixar na ruína. Hoje começa uma nova era na Argentina, uma era de paz e prosperidade, era de crescimento e desenvolvimento. Era de liberdade e progresso".

O presidente argentino afirmou que por mais de 100 anos os políticos defenderam um modelo "que só gera pobreza, estancamento e miséria; um modelo que considera que cidadãos estão para servir a política, e não que a política serve para servir aos cidadãos".

Em discurso, Milei afirma que "este modelo fracassou no mundo todo", principalmente na Argentina.

Posse

Javier Milei recebeu a faixa e o bastão presidencial do ex-presidente Alberto Fernández. O movimento foi seguido de aplausos e coros no Congresso da Nação de "Liberdade", tido como um dos lemas de campanha de Milei.

Milei assinou ainda o termo de posse presidencial no Congresso.

Victoria Villarruel, vice-presidente da Argentina, prestou juramento de posse. "Eu Victoria Eugenia Villarruel, juro por Deus e pela Pátria, e por deuses de evangelhos, juro desempenhar com lealdade e patriotismo o cargo de vice-presidente, no que de mim dependa a Constituição da Nação, observar e fazer observar a Constituição da nação Argentina. Se não fizer, que Deus e a pátria a mim me exijam".