Alerta de baixa umidade coloca São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente em risco extremo

Inmet emite alerta de grande perigo para várias regiões do país, incluindo cidades do interior de São Paulo, com umidade abaixo de 12% e risco elevado de incêndios e problemas de saúde

Alerta de baixa umidade coloca São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente em risco extremo - Reprodução/Inmet


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para diversas regiões do país devido à baixa umidade do ar, que pode ficar abaixo de 12%. O aviso, que entrou em vigor às 13h desta segunda-feira (2) e se estende até as 17h, atinge várias cidades do interior de São Paulo, incluindo as regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.


O Inmet destacou que a baixa umidade representa um grande risco de incêndios florestais e pode afetar a saúde da população, aumentando a incidência de doenças pulmonares, dores de cabeça e outros problemas relacionados ao tempo seco.

Para minimizar os riscos, o Inmet orienta a população a beber bastante líquido, evitar atividades físicas durante o período mais quente do dia, usar hidratante para a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool. A exposição ao sol nas horas mais quentes do dia também deve ser evitada.

As regiões afetadas incluem não apenas São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente, mas também outras áreas do Centro-Oeste e Sudeste, como Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Piracicaba, Bauru, Sul/Sudoeste de Minas, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto, Sudeste Mato-grossense, Marília, Araraquara, Noroeste Goiano, Nordeste Mato-grossense, Macro Metropolitana Paulista, Noroeste de Minas, Distrito Federal, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Pantanal Sul Mato-grossense, Itapetininga, Campo das Vertentes e Norte Mato-grossense.

A população pode obter mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.